Comunicado de imprensa
NOTA – GREVE DE 14 DE NOVEMBRO DE 2024
Na sequência da greve convocada por sindicatos representativos dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, o Metropolitano de Lisboa lamenta os inconvenientes causados aos Clientes durante parte da manhã desta quinta-feira.
Entende o Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, E.P.E., em face da informação veiculada nos órgãos de comunicação social, sobre os motivos apresentados pelas Organizações Representativas dos Trabalhadores para a realização da greve acima mencionada, serem devidos os seguintes esclarecimentos:
1 – O Metropolitano de Lisboa E.P.E. sempre cumpriu o pagamento de todas as remunerações devidas aos seus Trabalhadores, nos termos da Lei e dos respetivos Acordos da Empresa, designadamente no que respeita ao trabalho suplementar, trabalho em dias de descanso, de entre as demais remunerações variáveis.
Em 2021/2022 alguns Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa E.P.E., com o patrocínio de algumas Organizações Representativas dos Trabalhadores, interpuseram ações em tribunal reivindicando diversas correções ao cálculo dos montantes referentes ao subsídio de natal, subsídio de férias e retribuições de férias.
2 – Não existe qualquer dívida ou pagamento em atraso no Metropolitano de Lisboa E.P.E. aos seus Trabalhadores.
3 – À data de hoje, não existe a quantidade de decisões judiciais necessárias que permitam ao Metropolitano de Lisboa E.P.E. alterar o procedimento em vigor.
De 31 (trinta e um) processos em tribunal, apenas 9 (nove) têm decisão final, 4 (quatro) dos quais ganhos integralmente pelo Metropolitano de Lisboa E.P.E., tendo o Metropolitano de Lisboa E.P.E., nos restante 5 (cinco), sido condenado parcialmente (em alguns casos numa pequena parte do requerido).
4 – As Organizações Representativas dos Trabalhadores recusaram, já esta semana, a proposta do Conselho de Administração para a realização de uma reunião técnica, para ultrapassar as divergências de interpretação das sentenças judiciais já conhecidas.
5 – O Metropolitano de Lisboa E.P.E. reitera o seu compromisso com a melhoria da qualidade do serviço de transporte prestado aos seus Clientes e, reitera, ainda, num momento de especial crescimento e modernização da Empresa, este seu compromisso com a continuada melhoria das condições de trabalho dos seus Trabalhadores, mantendo a sua total disponibilidade para prosseguir todas as linhas de diálogo em curso ou outras que venham a revelar-se necessárias.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 51_PR
| Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
| LPM | Pedro Rio 961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt |
| LPM | Bárbara Véstia 938 443 928 – barbaravestia@lpmcom.pt |
Metropolitano de Lisboa adota medidas preventivas face ao agravamento das condições meteorológicas
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa informa que, face às previsões de agravamento das condições meteorológicas, com especial incidência na frente ribeirinha de Lisboa, no próximo sábado, 7...
Metropolitano de Lisboa faz obras de conservação na estação Marquês de Pombal
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa inicia, no próximo dia 26 de janeiro, trabalhos de conservação na estação Marquês de Pombal, das linhas Azul e Amarela, com a duração estimada de quatro...
Circulação de comboios da CP condicionada entre Cais de Sodré e Algés, nos dias 9 e 10 de janeiro
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa, a CP – Comboios de Portugal e a Infraestruturas de Portugal (IP) informam que, nos dias 9 e 10 de janeiro de 2026, a circulação ferroviária entre Cais...
Arquivo de comunicados


