Comunicado de imprensa
NOTA – GREVE DE 14 DE NOVEMBRO DE 2024
Na sequência da greve convocada por sindicatos representativos dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, o Metropolitano de Lisboa lamenta os inconvenientes causados aos Clientes durante parte da manhã desta quinta-feira.
Entende o Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, E.P.E., em face da informação veiculada nos órgãos de comunicação social, sobre os motivos apresentados pelas Organizações Representativas dos Trabalhadores para a realização da greve acima mencionada, serem devidos os seguintes esclarecimentos:
1 – O Metropolitano de Lisboa E.P.E. sempre cumpriu o pagamento de todas as remunerações devidas aos seus Trabalhadores, nos termos da Lei e dos respetivos Acordos da Empresa, designadamente no que respeita ao trabalho suplementar, trabalho em dias de descanso, de entre as demais remunerações variáveis.
Em 2021/2022 alguns Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa E.P.E., com o patrocínio de algumas Organizações Representativas dos Trabalhadores, interpuseram ações em tribunal reivindicando diversas correções ao cálculo dos montantes referentes ao subsídio de natal, subsídio de férias e retribuições de férias.
2 – Não existe qualquer dívida ou pagamento em atraso no Metropolitano de Lisboa E.P.E. aos seus Trabalhadores.
3 – À data de hoje, não existe a quantidade de decisões judiciais necessárias que permitam ao Metropolitano de Lisboa E.P.E. alterar o procedimento em vigor.
De 31 (trinta e um) processos em tribunal, apenas 9 (nove) têm decisão final, 4 (quatro) dos quais ganhos integralmente pelo Metropolitano de Lisboa E.P.E., tendo o Metropolitano de Lisboa E.P.E., nos restante 5 (cinco), sido condenado parcialmente (em alguns casos numa pequena parte do requerido).
4 – As Organizações Representativas dos Trabalhadores recusaram, já esta semana, a proposta do Conselho de Administração para a realização de uma reunião técnica, para ultrapassar as divergências de interpretação das sentenças judiciais já conhecidas.
5 – O Metropolitano de Lisboa E.P.E. reitera o seu compromisso com a melhoria da qualidade do serviço de transporte prestado aos seus Clientes e, reitera, ainda, num momento de especial crescimento e modernização da Empresa, este seu compromisso com a continuada melhoria das condições de trabalho dos seus Trabalhadores, mantendo a sua total disponibilidade para prosseguir todas as linhas de diálogo em curso ou outras que venham a revelar-se necessárias.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 51_PR
| Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
| LPM | Pedro Rio 961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt |
| LPM | Bárbara Véstia 938 443 928 – barbaravestia@lpmcom.pt |
CASA e Metropolitano de Lisboa organizam almoço de Natal para a população em situação de sem-abrigo
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa acolhe, pela décima sexta vez consecutiva, o tradicional almoço de Natal para as pessoas em situação de sem abrigo que o CASA – Centro de Apoio ao...
Greve geral: Constrangimentos/limitações à circulação do Metro de Lisboa – Dia 10 de dezembro a partir das 23h00 e dia 11 de dezembro
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 No âmbito da greve geral convocada para o dia 11 de dezembro, os Sindicatos representativos dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, E.P.E. apresentaram o respetivo...
Metro de Lisboa vai recorrer da não fixação de serviços mínimos
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Analisado o acórdão do Tribunal Arbitral relativo à paralisação anunciada para 11 de dezembro de 2025, o Metropolitano de Lisboa informa que irá recorrer da decisão que...
Arquivo de comunicados

