Comunicado de Imprensa

Esclarecimento sobre a investigação da Comissão Europeia

5.11.2025

Linha Violeta. Esclarecimento sobre a investigação da Comissão Europeia

O Metropolitano de Lisboa foi notificado da decisão da Comissão Europeia de abrir uma investigação aprofundada no âmbito do regulamento europeu relativo a subvenções estrangeiras que possam distorcer o mercado interno europeu [Regulamento (UE) 2022/2560].

A investigação diz respeito a uma das propostas apresentadas ao concurso público para a Empreitada de Conceção e Construção do Metro Ligeiro de Superfície Odivelas-Loures – Linha Violeta.

O procedimento concursal lançado pelo Metropolitano de Lisboa não é visado nesta investigação. 

O processo em causa incide sobre uma empresa (Portugal CRRC Tangshan Rolling Stock, Unipessoal), indicada como futura subcontratada pelo concorrente Mota Engil, Engenharia e Construção, S.A. / Zagope – Construções e Engenharia, S.A. / Spie Batignolles Internacional – Sucursal em Portugal, cabendo à Comissão Europeia, no âmbito do Regulamento, averiguar se a referida empresa beneficiou de apoios financeiros estatais de países terceiros, suscetíveis de distorcer a concorrência no mercado interno europeu.

O Metropolitano de Lisboa assegura toda a cooperação à investigação, bem como o cumprimento do disposto no Regulamento aplicável, que determina, designadamente, que todas as etapas processuais do procedimento de contratação pública podem prosseguir, com exceção da adjudicação do contrato.

Contactos para assessoria de imprensa

N.º Ref.: 42_PR

Metropolitano
de Lisboa
Helena Taborda
962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt
LPM Alberto Miranda
917 244 251 albertomiranda@lpmcom.pt