Comunicado de Imprensa

Estações Campo Pequeno e Picoas já dispõem de acessibilidade por elevador Inaugurados 6 elevadores

6.11.2025

Linha Violeta. Esclarecimento sobre a investigação da Comissão Europeia
As estações Campo Pequeno e Picoas do Metropolitano de Lisboa passaram a dispor de um total de seis elevadores, três em cada estação, que asseguram a ligação entre a superfície e o átrio da estação, bem como entre o átrio e o cais de embarque. Com esta intervenção, ambas as estações passam a oferecer acessibilidade por elevador, garantindo o acesso a clientes com mobilidade condicionada.

Com um investimento de cerca de três milhões de euros, os novos elevadores estão instalados no átrio sul da estação Campo Pequeno, com o elevador de superfície localizado junto ao Tribunal de Contas, e no átrio norte da estação Picoas, com o elevador de superfície situado junto ao edifício da Altice. Estes equipamentos permitem o acesso direto aos átrios das estações, onde é efetuada a validação do título de transporte. Após a passagem da linha de controlo, já em zona paga, encontram-se dois elevadores adicionais que asseguram a ligação entre o átrio e cada um dos cais de embarque.

O Metropolitano de Lisboa tem vindo a implementar um amplo plano de modernização e adaptação da sua rede no âmbito do Plano Nacional para a Promoção da Acessibilidade, com o objetivo de concretizar o princípio de “Acessibilidade e Mobilidade para Todos”, consagrado no Decreto-Lei n.º 163/2006, de 8 de agosto.

A concretização da acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada constitui uma prioridade estratégica para o Metropolitano de Lisboa, que tem vindo a adaptar progressivamente as estações mais antigas, originalmente não concebidas com essa finalidade, através da instalação de elevadores que asseguram a ligação entre o cais de embarque e o exterior, sem recurso à utilização de escadas mecânicas e/ou pedonais.

Neste contexto, o Metropolitano de Lisboa prossegue o seu compromisso de dotar todas as estações da rede destes equipamentos, garantindo melhores condições de mobilidade e conforto para todos os seus clientes.

Importa ainda salientar que todas as novas estações que venham a ser inauguradas no âmbito do plano de expansão da rede serão já integralmente acessíveis, incorporando desde a sua conceção soluções universais de mobilidade e eliminando barreiras arquitetónicas em toda a extensão dos percursos.

Com a conclusão das intervenções nas estações Campo Pequeno e Picoas, no corrente ano, o Metropolitano de Lisboa passa a contar com 46 estações dotadas de elevadores e equipamentos de acessibilidade, o que corresponde a cerca de 82% da totalidade da rede.

O Metropolitano de Lisboa reafirma, assim, o seu compromisso em promover a mobilidade sustentável numa perspetiva de acessibilidade universal, seguindo os mais elevados padrões de qualidade, segurança e eficiência económica, social e ambiental, e reforçando a sua aposta na fidelização e captação de novos clientes.

Contactos para assessoria de imprensa

N.º Ref.: 43_PR

Metropolitano
de Lisboa
Helena Taborda
962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt
LPM Alberto Miranda
917 244 251 albertomiranda@lpmcom.pt

 

Esclarecimento sobre a investigação da Comissão Europeia

Esclarecimento sobre a investigação da Comissão Europeia

Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa foi notificado da decisão da Comissão Europeia de abrir uma investigação aprofundada no âmbito do regulamento europeu relativo a subvenções estrangeiras...