
Transportar
com segurança
é a nossa prioridade
#metroseguro
O Metropolitano de Lisboa continua a assegurar o transporte de passageiros nos termos do contrato de serviço público em vigor e a monitorizar a situação, no âmbito do seu Plano de Contingência.
A empresa tem implementado, desde março de 2020, uma série de medidas com vista à prevenção e redução de risco de contaminação e contágio da COVID-19.
Como medida adicional, ainda foi criada esta página dedicada aos órgãos de comunicação social, à comunidade de trabalho do Metropolitano de Lisboa, ao público em geral e aos stakeholders.
O objetivo é sistematizar todas as ações já desenvolvidas e tornar públicos os dados e estatísticas de utilização do Metro, aumentando a transparência da empresa perante a sociedade.
Para mais informações, consulte os comunicados de imprensa.
Última atualização: 11.10.2021
Ponto de situação
Na lista abaixo, é possível consultar o estado atual de cada medida que o Metropolitano de Lisboa tem implementado face à pandemia.
Oferta a partir de 8 de abril de 2021
Desde 8 de abril, a linha Verde circula com comboios de 6 carruagens durante todo o horário de exploração.
Desde o primeiro confinamento, não foram identificadas situações em que tenha sido ultrapassado o limite de 66% de carga dos comboios.
Limpeza e desinfeção das estações e comboios
Ainda no âmbito da limpeza, a empresa tem vindo, igualmente, a reforçar desde março a limpeza normal no interior dos comboios em circulação, no período compreendido entre a hora de ponta da manhã e a hora de ponta da tarde, em todas as linhas, e nas estações.
Controlo de lotação dos comboios
O Metro tem efetuado, ainda, a programação dos níveis de oferta face a evolução da procura, procurando garantir uma taxa de ocupação relativamente baixa e inferior aos 2/3 da capacidade máxima permitida (ou 66%) para continuar a manter a possibilidade de distanciamento social recomendado e continuará, igualmente, a reforçar as ações de limpeza do material circulante, das estações e equipamentos.
A empresa continuará a monitorizar e a acompanhar ativamente o evoluir da procura e a efetuar os ajustamentos da oferta tidos por necessários, adotando as medidas que, a cada momento, se vierem a considerar as mais adequadas para garantir as melhores condições de transporte, saúde e de segurança.
Higienização e desinfeção certificadas
A auditoria envolveu a análise dos produtos utilizados, a metodologia e frequência das ações de higienização, bem como os ensaios de carga biológica e por marcação fluorescente, na totalidade das estações e composições do Metro, confirmando, assim, que o Metropolitano de Lisboa é um operador de transporte higienizado e seguro, e que todos podem viajar com confiança.
Estando confirmado pela SGS que os procedimentos adotados pelo Metropolitano de Lisboa cumprem com os requisitos de higiene e segurança, está afixado nos comboios e nas estações o selo “Viaje com confiança”, que atesta que as viagens no Metro são seguras.
Melhoria na informação de viagem
Investimento contínuo nos transportes públicos
04.10.2021 – 08.10.2021
1.621.054
validações
+32%
face a 2020
-50%
face a 2019
21,5%
taxa de ocupação
hora de ponta da manhã
25,2%
taxa de ocupação
hora de ponta da tarde
27.09.2021 – 01.10.2021
1.878.064
validações
+39%
face a 2020
-42%
face a 2019
19,5%
taxa de ocupação
hora de ponta da manhã
22,4%
taxa de ocupação
hora de ponta da tarde
20.09.2021 – 24.09.2021
1.740.472
validações
+24%
face a 2020
-45%
face a 2019
18,9%
taxa de ocupação
hora de ponta da manhã
21%
taxa de ocupação
hora de ponta da tarde
13.09.2021 – 17.09.2021
1.600.999
validações
+20%
face a 2020
-48%
face a 2019
16,2%
taxa de ocupação
hora de ponta da manhã
19,6%
taxa de ocupação
hora de ponta da tarde
06.09.2021 – 10.09.2021
1.443.757
validações
+13%
face a 2020
-48%
face a 2019
15,7%
taxa de ocupação
hora de ponta da manhã
19%
taxa de ocupação
hora de ponta da tarde
30.08.2021 – 03.09.2021
1.311.993
validações
+10%
+9%
face a 2020
-49%
face a 2019
14,1%
taxa de ocupação
hora de ponta da manhã
17,4%
taxa de ocupação
hora de ponta da tarde
23.08.2021 – 27.08.2021
1.177.834
validações
+10%
face a 2020
-48%
face a 2019
12,7%
taxa de ocupação
hora de ponta da manhã
15,6%
taxa de ocupação
hora de ponta da tarde
16.08.2021 – 20.08.2021
1.185.254
validações
+14%
face a 2020
-48%
face a 2019
12,5%
taxa de ocupação
hora de ponta da manhã
15,5%
taxa de ocupação
hora de ponta da tarde
09.08.2021 – 13.08.2021
1.195.154
validações
+12%
face a 2020
-50%
face a 2019
12,5%
taxa de ocupação
hora de ponta da manhã
15,4%
taxa de ocupação
hora de ponta da tarde
02.08.2021 – 06.08.2021
1.188.771
validações
+12%
face a 2020
-53%
face a 2019
13%
taxa de ocupação
hora de ponta da manhã
15,4%
taxa de ocupação
hora de ponta da tarde
26.07.2021 – 30.07.2021
1.227.501
validações
+15%
face a 2020
-53%
face a 2019
14,4%
taxa de ocupação
hora de ponta da manhã
16%
taxa de ocupação
hora de ponta da tarde
19.07.2021 – 23.07.2021
1.237.502
validações
+18%
face a 2020
-53%
face a 2019
13,9%
taxa de ocupação
hora de ponta da manhã
16,4%
taxa de ocupação
hora de ponta da tarde
12.07.2021 – 16.07.2021
1.263.005
validações
+21%
face a 2020
-53%
face a 2019
14,4%
taxa de ocupação
hora de ponta da manhã
16,7%
taxa de ocupação
hora de ponta da tarde
05.07.2021 – 09.07.2021
1.274.856
validações
+23%
face a 2020
-54%
face a 2019
14,8%
taxa de ocupação
hora de ponta da manhã
18,1%
taxa de ocupação
hora de ponta da tarde
28.06.2021 – 02.07.2021
1.301.472
validações
+29%
face a 2020
-54%
face a 2019
15,2%
taxa de ocupação
hora de ponta da manhã
16,7%
taxa de ocupação
hora de ponta da tarde
21.06.2021 – 25.06.2021
validações
%
face a 2020
%
face a 2019
%
taxa de ocupação
hora de ponta da manhã
%
taxa de ocupação
hora de ponta da tarde
14.06.2021 – 18.06.2021
validações
%
face a 2020
%
face a 2019
%
taxa de ocupação
hora de ponta da manhã
%
taxa de ocupação
hora de ponta da tarde
07.06.2021 – 11.06.2021
validações
%
face a 2020
%
face a 2019
%
taxa de ocupação
hora de ponta da manhã
%
taxa de ocupação
hora de ponta da tarde
31.05.2021 – 04.06.2021
validações
%
face a 2020
%
face a 2019
%
taxa de ocupação
hora de ponta da manhã
%
taxa de ocupação
hora de ponta da tarde
24.05.2021 – 28.05.2021
validações
%
face a 2020
%
face a 2019
%
taxa de ocupação
hora de ponta da manhã
%
taxa de ocupação
hora de ponta da tarde
17.05.2021 – 21.05.2021
validações
%
face a 2020
%
face a 2019
%
taxa de ocupação
hora de ponta da manhã
%
taxa de ocupação
hora de ponta da tarde
10.05.2021 – 14.05.2021
validações
%
face a 2020
%
face a 2019
%
taxa de ocupação
hora de ponta da manhã
%
taxa de ocupação
hora de ponta da tarde
03.05.2021 – 07.05.2021
validações
%
face a 2020
%
face a 2019
%
taxa de ocupação
hora de ponta da manhã
%
taxa de ocupação
hora de ponta da tarde
26.04.2021 – 30.04.2021
validações
%
face a 2020
%
face a 2019
19.04.2021 – 23.04.2021
validações
%
face a 2019
%
face a 2020
12.04.2021 – 16.04.2021
validações
%
face a 2020
%
face a 2019
05.04.2021 – 09.04.2021
validações
%
face a 2020
%
face a 2019
29.03.2021 – 02.04.2021
validações
%
face a 2020
%
face a 2019
22.03.2021 – 26.03.2021
validações
%
face a 2020
%
face a 2019
15.03.2021 – 19.03.2021
validações
%
face a 2020
%
face a 2019
08.03.2021 – 12.03.2021
validações
%
face a 2020
%
face a 2019
01.03.2021 – 05.03.2021
validações
%
face a 2020
%
face a 2019
22.02.2021 – 26.02.2021
validações
%
face a 2020
%
face a 2019
15.02.2021 – 19.02.2021
validações
%
face a 2020
%
face a 2019
08.02.2021 – 12.02.2021
validações
%
face a 2020
%
face a 2019
Procura
e receita em 2020
%
diminuição de passageiros face a 2019
A pandemia COVID-19 originou uma quebra de procura e receitas muito significativa à esmagadora maioria das empresas do tecido empresarial nacional. Constatou-se uma quebra nas validações acumuladas a dezembro de 2020 de cerca de 51%, representando aproximadamente 88 milhões de validações a menos, face a 2019.
%
quebra de receita
face a 2019
A receita tarifária sem pagamentos por conta efetuados pela AML apresentou uma quebra de 50%, representando cerca de 56 milhões de euros a menos face a 2019. Considerando os pagamentos por conta, a quebra na receita atingiu os 27%, representando, em termos absolutos, 32 milhões de euros a menos, face a 2019.
Apesar desse quadro desfavorável…
Desde o primeiro confinamento, não foram identificadas situações em que tenha sido ultrapassado
o limite de 66%
de carga dos comboios.
Assim, o Metropolitano de Lisboa tem conseguido manter a taxa de ocupação dos comboios relativamente baixa.
Muito raramente é ultrapassada a carga limite de 66%, que geralmente ocorre na sequência de avarias ou de imprevistos não colmatáveis a nível dos recursos humanos.
Devido à natureza dos serviços essenciais que assegura à comunidade, o Metropolitano de Lisboa nunca deixou de operar e prestar o seu serviço público durante a pandemia.
A empresa espera que ao longo de 2021 se assista uma progressiva normalização do uso de transporte público decorrente, entre outros fatores, da implementação do plano de vacinação da população ao longo dos próximos meses. Da parte do Metro,
manter-se-á o compromisso de promover a mobilidade urbana, sanitariamente segura e ambientalmente sustentável.
Mensagem
do Ministro do Ambiente
e da Ação Climática
Eng.º João Pedro Matos Fernandes
Janeiro de 2021
Mensagem
do Presidente
do Conselho
de Administração
Eng.º Vitor Domingues dos Santos
Janeiro de 2021