![Estação S. Sebastião Estação S. Sebastião](https://www.metrolisboa.pt/institucional/wp-content/uploads/sites/2/2021/05/banner-pisa.png)
15 ações para colmatar as mudanças climáticas
O Metropolitano de Lisboa, enquanto empresa socialmente responsável e vocacionada para a promoção da Sustentabilidade, assume publicamente o seu compromisso para com o Desenvolvimento Sustentável, integrando na sua estratégia quatro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
O ODS 13 – Ação Climática reveste-se de especial importância para o meio ambiente, já que reclama a necessidade de adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos no planeta.
Nesse âmbito, no início de 2020, lançamos o PISA – Plano Integrado de Sustentabilidade Ambiental 2030, consolidando a nossa ativa contribuição para a descarbonização do Planeta através da concretização das 15 ações listadas nesta página.
Para mais informações sobre os outros ODS adotados pelo Metro, consulte a página Sustentabilidade.
Promoção da economia circular
![Pictogramas-economia-circular Pictograma - lixeira](https://www.metrolisboa.pt/institucional/wp-content/uploads/sites/2/2020/06/Pictogramas-economia-circular.png)
Aumento da quantidade de resíduos enviados para valorização.
Objetivo > 2030
%
de resíduos enviados para valorização durante o ano.
Concluído
Em 2020 atingiu-se o objetivo de metade dos resíduos produzidos no ML serem enviados para valorização.
Redução do consumo
de água
![Pictogramas-consumo-água Redução do consumo de água](https://www.metrolisboa.pt/institucional/wp-content/uploads/sites/2/2020/06/Pictogramas-consumo-água.png)
Prevê-se reduzir o consumo de água pela empresa através da instalação de sistemas de regas inteligentes em nossos Parques de Material e Oficinas (de Calvanas e Pontinha).
Objetivo > 2021
%
Redução do consumo de água, face a 2019.
Concluído
![-18% -18%](https://www.metrolisboa.pt/institucional/wp-content/uploads/sites/2/2021/04/consumo-agua-2.png)
Já fizemos melhorias na performance do atual sistema de rega nos Parques de Material e Oficinas (Calvanas e Pontinha), de modo a torná-lo mais racional e sustentável em termos do uso de água.
Como resultado, o consumo de água pelo Metropolitano de Lisboa teve uma redução acumulada de -18% no 4º trimestre de 2020.
Divulgação Capital Verde 2020
![Pictogramas-capital-verde Capital Verde 2020](https://www.metrolisboa.pt/institucional/wp-content/uploads/sites/2/2020/06/Pictogramas-capital-verde.png)
novas vagas de estacionamento exclusivas para veículos elétricos.
Apoio à iniciativa Lisboa Capital Verde 2020, através da divulgação de eventos e das metas definidas nesse âmbito.
Objetivo > 2020
Sim
Estamos a divulgar a iniciativa durante o presente ano.
Concluído
Ponto de situação
Concretizada a divulgação da primeira fase da campanha “Capital Verde 2020”, que consistiu em:
- Colocação de cartazes no interior dos comboios
- Publicação de notícias nas redes digitais da empresa
Informação multimodal
no site do Metro
![Pictogramas-informação Informação multimodal no site do Metro](https://www.metrolisboa.pt/institucional/wp-content/uploads/sites/2/2020/06/Pictogramas-informação.png)
Com vista a incentivar a utilização
dos transportes públicos, disponibiliza-se informação sobre os transportes multimodais no site da empresa,
nas suas vertentes Cliente e Institucional.
Concluído
Ponto de situação
Passou a estar presente no site, nas páginas dos Contactos institucionais e do Atendimento ao cliente, a identificação dos meios de transporte que permitem aceder às diversas instalações da empresa com link para a plataforma Transporlis.
Partilha de informação
da qualidade do ar
Instalação de equipamentos de monitorização da qualidade do ar nas estações e edifícios administrativos, com partilha de dados com a Câmara Municipal de Lisboa.
Objetivo > 2020
Sim
Aguarda-se disponibilidade por parte da CML para a partilha da informação.
Concluído
Carregadores nos parques
de estacionamento
![Pictogramas-carregador-elétrico Pictograma - carregadores nos parques de estacionamento](https://www.metrolisboa.pt/institucional/wp-content/uploads/sites/2/2020/06/Pictogramas-carregador-elétrico.png)
Aumento do número de carregadores para veículos elétricos nos parques de estacionamento dos edifícios administrativos da empresa.
Com os objetivos previstos, pretendemos incentivar os nossos trabalhadores e visitantes à utilização de veículos elétricos.
Objetivo > 2020
novos lugares de estacionamento com carregadores para veículos elétricos.
Concluído
Ponto de situação
Empreitada concluída.
Produção de energia fotovoltaica
Será instalada uma central fotovoltaica no Parque de Material e Oficinas II (Calvanas), através da colocação de infraestrutura de cobertura das vias de garagem, que irá proteger o material circulante e suportar os painéis fotovoltaicos.
Objetivo > 2024
de energia produzida no ano.
Em curso
Ponto de situação
Em fase final de elaboração do Caderno de Encargos para lançamento do procedimento.
Uso de tecnologia LED
![Pictogramas-LED Pictograma LED](https://www.metrolisboa.pt/institucional/wp-content/uploads/sites/2/2020/06/Pictogramas-LED.png)
Substituição integral do atual sistema de iluminação das estações por tecnologia LED. Prevemos intervencionar uma média de 6 estações por ano, até 2027.
Objetivo > 2027
%
de estações equipadas com tecnologia LED.
Em curso
![57% 57%](https://www.metrolisboa.pt/institucional/wp-content/uploads/sites/2/2023/02/LED.png)
Ponto de situação
Neste momento, 32 das 56 estações (57%) estão equipadas com iluminação integral a LED. Prevê-se a realização de intervenções em 6 estações por ano, encontrando-se 2 em execução e outras 6 em preparação.
Melhoria da eficiência carbónica
A melhoria da eficiência carbónica no Metro depende de dois fatores:
- a melhoria da eficiência energética, ou seja, um menor consumo de energia por passageiro.km transportado
- um menor fator de emissão, o que depende das fontes de energia utilizadas para a produção de eletricidade
Prevê-se, assim, aumentar o coeficiente de energia limpa consumida pela empresa, seja por produção própria ou por aquisição de energia produzida por fontes renováveis.
Objetivo > 2030
%
Redução de gramas de CO2 equivalente por passageiro.km transportado, face a 2019.
Em curso
![-6,7% -6,7%](https://www.metrolisboa.pt/institucional/wp-content/uploads/sites/2/2022/03/eficiencia-carbonica.png)
Ponto de situação
Face à redução significativa da procura devido à situação pandémica (COVID-19) , verifica-se uma redução de intensidade carbónica de 6,7% face ao objetivo definido.
Este fator encontra-se diretamente dependente das fontes de energia utilizadas para produção de eletricidade.
Reserva de lugares
para veículos elétricos
Os lugares dos veículos elétricos (visitantes e funcionários) serão reservados para o efeito. Para já, estão previstos os lugares equipados com carregadores já indicados.
Objetivo > 2020
novas vagas de estacionamento exclusivas para veículos elétricos.
Em curso
Ponto de situação
Em estudo a distribuição equilibrada de marcação de lugares atribuindo lugares específicos destinados a veículos elétricos.
Prioridade
de estacionamento
a veículos elétricos
![Pictogramas-prioridade-estacionamento Pictograma](https://www.metrolisboa.pt/institucional/wp-content/uploads/sites/2/2020/06/Pictogramas-prioridade-estacionamento.png)
Alteração das regras de estacionamento por forma a existir prioridade para os veículos elétricos.
Objetivo > 2020
Sim
Prevê-se implementar a prioridade em 2021.
Em curso
Ponto de situação
Em estudo uma distribuição equilibrada de marcação de lugares, atribuindo lugares específicos destinados a veículos elétricos no sparques de estacionamento dos edifícios administrativos da empresa.
Consumo sustentável
![Pictogramas-consumo-sustentável Pictograma Consumo Sustentável](https://www.metrolisboa.pt/institucional/wp-content/uploads/sites/2/2020/06/Pictogramas-consumo-sustentável.png)
Prevê-se fomentar a aquisição de materiais e produtos sustentáveis através do uso de critérios ambientais em processos aquisitivos realizados pela empresa.
Objetivo > 2030
%
de processos aquisitivos do ano com critérios ambientais adotados.
Em curso
![consumo sustentável 40%](https://www.metrolisboa.pt/institucional/wp-content/uploads/sites/2/2023/02/consumo-sustentavel.png)
Ponto de situação
Encontram-se em curso a preparação de várias ações de comunicação e formação internas, bem como diretrizes de procedimentos internos.
Redução do consumo
de papel
![Pictogramas-consumo-papel Pictograma redução do consumo de papel](https://www.metrolisboa.pt/institucional/wp-content/uploads/sites/2/2020/06/Pictogramas-consumo-papel.png)
Prevê-se reduzir internamente o consumo de papel através da digitalização de processos internos e de realização de ações de comunicação que incentivem os trabalhadores a reduzirem o número de impressões.
Objetivo > 2030
%
Redução progressiva face ao ano anterior.
Em curso
![+24,9% +24,9%](https://www.metrolisboa.pt/institucional/wp-content/uploads/sites/2/2023/02/consumo-papel-1.png)
Ponto de situação
Em 2022, com o fim do confinamento e do teletrabalho, tem vindo a verificar-se um aumento do consumo de papel face a 2021, ainda que com valores muito inferiores aos de antes da pandemia.
Comparando com igual período do ano passado registou-se um aumento de 24,9%.
Consumo de água reutilizada
![Pictograma](https://www.metrolisboa.pt/institucional/wp-content/uploads/sites/2/2020/06/Pictogramas-consumo-água.png)
Adoção do uso de água reutilizada para lavagem e rega nas novas estações do Metro e no Parque de Material e Oficinas da Pontinha.
Objetivo > 2030
%
de água reutilizada durante o ano.
Em curso
Ponto de situação
Estabelecidos contactos exploratórios com a Águas do Tejo e Atlântico para análise da viabilidade da medida.
Divulgação e transparência
Divulgação do presente compromisso pelas partes interessadas e do grau de implementação das ações definidas.
Objetivo > 2030
relatórios por ano com o ponto de situação das ações presentes neste plano.
Em curso
Ponto de situação
Concretizada a divulgação interna do PISA 2030 aos trabalhadores (através da intranet da empresa), bem como junto dos clientes (meios digitais e comunicado de imprensa).
Atualização semestral desta página, que atualmente encontra-se a exibir dados relativos ao ano 2022.