Comunicado de imprensa
Metro de Lisboa instala 32 esculturas na estação Encarnação
O Metro de Lisboa procedeu hoje, dia 15 de setembro, à inauguração de um painel de esculturas de autoria da artista belga Françoise Schein, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado.
O painel intitulado “Mapeamento inacabado do conhecimento” integra 32 esculturas e tem um comprimento de 12 metros por 2,50 metros de altura. Françoise Schein define a sua obra como uma Re-Encarnação, já que as referidas esculturas reencarnaram na estação Encarnação do Metro de Lisboa.
A estação Encarnação passa, assim, a integrar o vasto património artístico das estações do Metropolitano de Lisboa com intervenções plásticas de uma artista internacional e de renome.
As peças escultóricas são compostas por materiais diversos (aço, madeira, vidro e objetos encontrados), e foram imaginadas como um corpo pensante composto pela inúmera informação sobre a história de algumas das grandes descobertas mundiais, com especial destaque para a origem do mundo e os descobrimentos portugueses.
Estas esculturas inseriam-se num projeto mais vasto, datado de 1994, que consistia na construção de um café Cartográfico, no Parque Eduardo VII em Lisboa, junto à estação Parque (também ela intervencionada por esta artista plástica, sob a temática da Declaração Universal dos Direitos do Homem), subordinado à temática das grandes invenções e no profundo desejo do conhecimento de toda a humanidade. Esse projeto acabou por ser suspenso, por questões orçamentais, mas as esculturas já se encontravam produzidas.
O Metro de Lisboa, continua, assim, desde a construção das primeiras estações na década de cinquenta, a manter a preocupação em dotar as estações de uma dimensão estética e cultural, humanizando, valorizando e tornando atrativo o seu espaço, aberto a qualquer público e idade. Uma viagem através deste singular museu permite admirar um conjunto muito significativo de trabalhos de artistas plásticos de primeiro plano, nacionais e estrangeiros. Funcionando como modelos museológicos de arte contemporânea, o Metro de Lisboa transporta com arte e difunde cultura.
Metro de Lisboa…um Museu na sua viagem.
Pode consultar a informação mais detalhada sobre arte nas estações de Metro no site da empresa: https://www.metrolisboa.pt/viver/arte-nas-estacoes/
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 49_PR
| Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
| LPM | Gonçalo Santos 961 571 727 – goncalosantos@lpmcom.pt |
| LPM | Pedro Rio 961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt |
Estações Campo Pequeno e Picoas já dispõem de acessibilidade por elevador Inaugurados 6 elevadores
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 As estações Campo Pequeno e Picoas do Metropolitano de Lisboa passaram a dispor de um total de seis elevadores, três em cada estação, que asseguram a ligação entre a superfície e...
Esclarecimento sobre a investigação da Comissão Europeia
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa foi notificado da decisão da Comissão Europeia de abrir uma investigação aprofundada no âmbito do regulamento europeu relativo a subvenções estrangeiras...
Metropolitano de Lisboa e ISCTE inauguram maior banco de testes de fibra ótica multinúcleo do mundo
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Projeto pioneiro transforma a rede do Metro num “laboratório vivo” de inovação tecnológica e posiciona Portugal na vanguarda mundial das comunicações óticas de nova geração O...
Arquivo de comunicados


