75 Aniversário

Eventos

História

O Metro dá vida
à cidade

A cidade cresce, o Metro também

Em 75 anos de existência, o Metro tem vindo a escrever as páginas da sua história ao ritmo das necessidades da cidade e dos seus clientes, sempre com o desejo ser o eixo central da mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa.

Fundado em 1948 e iniciada a exploração em 1959, com uma linha, 11 estações e 6,6 Km, o Metro de Lisboa conta agora com 4 linhas, 56 estações e 44,5 KM de rede.

E continuamos a crescer.

Em 2024 a cidade de Lisboa terá duas novas estações “Estrela” e “Santos” que irão ligar o Rato ao Cais do Sodré e constituir uma linha Circular. Em 2026, o Metro volta a crescer com a expansão da linha Vermelha a Alcântara através da construção de quatro novas estações: Campolide/Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo e Alcântara. Nesse mesmo ano está prevista a inauguração do Metro Ligeiro de Superfície, que unirá os concelhos de Loures e Odivelas com a construção da linha Violeta, contando com 19 estações.

Celebre connosco estes 75 anos de mobilidade, uma aposta no futuro em prol de um serviço de transporte público amigo e sustentável.

O Metro dá vida à Cidade.

Visita às obras da linha Circular

Entidades públicas visitam obras da linha Circular

Na sequência do 75º aniversário o Metropolitano de Lisboa encontra-se a organizar um programa que envolve um conjunto de visitas guiadas às obras da linha Circular com o objetivo de melhor dar a conhecer a evolução deste projeto de expansão.

Bolo de aniversário com velas 75. Na imagem lê-se  "O Metro dá vida à ciade"

75 anos ao serviço da cidade e das pessoas

A vida é feita de momentos, de caminhos e de encontros. No percurso para o trabalho ou para escola, ou num encontro com familiares e amigos, o Metro é a empresa que faz parte do dia-a-dia da cidade e das pessoas.
Celebre connosco 75 anos de história do Metropolitano de Lisboa.

Logotipo 75º Aniversário do Metropolitano de Lisboa

Terreiro do Paço acolhe o início das comemorações do 75º aniversário

No dia 27 de janeiro, pelas 10h30, tem lugar o início das comemorações do 75º aniversário do Metropolitano de Lisboa com uma cerimónia de lançamento do Concurso Público relativo ao prolongamento da linha Vermelha S. Sebastião/Alcântara, a inauguração da exposição “O Metro dá vida à Cidade” e o lançamento do Postal Inteiro da República com que os CTT Correios de Portugal homenageiam os 75 anos do Metro de Lisboa.

Sub marca 75 anos: memória descritiva

  • A proposta evoca a linha circular dado que o ano 2023 é um ano em que esta linha estará em plena construção;
  • O círculo verde, tem um peso e uma importância grandes. Permanece aberto, inacabado, simbolizando a obra, um projecto em construção, em evolução;
  • A paleta de cores é o diagrama da rede, enriquecida com apontamentos das duas cores corporativas – Vermelho e azul;
  • Existe também uma evocação ao sinal “+” que, simbolicamente, representa o futuro, uma rede que nunca está consolidada e que cresce com a dinâmica da cidade.

Exposição “Iguais na diferença”

Em parceria com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), o Metro acolhe uma exposição fotográfica que dá a conhecer histórias dos jovens que integram a APPACDM de Lisboa.

12 meses, 12 ações: cultura para ser vivida nas estações

No decorrer de 2023 presentearemos os nossos clientes com uma ação cultural por mês, através da iniciativa “12 meses, 12 ações” – um ciclo de ações culturais, a decorrer no âmbito da comemoração dos 75 anos.

Metro de Lisboa. Há 75 anos a dar vida à cidade

Campanha baseada numa verdadeira ode à cidade que ganha vida através das veias que distribuem as pessoas para todos os cantos da cidade, o Metro de Lisboa. A narrativa da campanha é protagonizada por seis personagens bastante diferentes que representam muitos dos que nos escolhem para se movimentarem em Lisboa.

 

Imagem do Inteiro Postal relativo ao 75º Aniversário do Metropolitano de Lisboa

Metropolitano de Lisboa comemora 75 anos de fundação

Em 1885 surge a primeira proposta de construir um metropolitano em Lisboa. A intenção era traçar uma linha que ligasse Santa Apolónia a Algés passando pelo Rossio, Rua de São Bento, Janelas Verdes e Alcântara.