Comunicado de imprensa
Metro de Lisboa investe na substituição de equipamento para esmerilagem e manutenção de carris

O Metropolitano de Lisboa assinou, numa sessão presidida pelo Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, o contrato para a aquisição de um veículo esmerilador, uma máquina que corrige deficiências nos carris causados pelo respetivo desgaste. O novo equipamento envolve um investimento de € 7.994.137,00 e o contrato foi celebrado com a empresa americana HARSCO RAIL EUROPE GMBH.
Este contrato inclui todos os serviços, fornecimentos e trabalhos acessórios inerentes ao fornecimento do veículo pesado de esmerilagem. O prazo máximo para conceção, fabrico e ensaios em fábrica, transporte, preparação e montagem do veículo esmerilador nas instalações do ML, bem como os respetivos ensaios finais para colocação em serviço na condição de “pronto a funcionar” é de 30 (trinta) meses, contados da data da assinatura do contrato.
O veículo esmerilador faz a esmerilagem dos carris de rolamento (que sofrem desgaste pela fricção dos rodados dos comboios nos carris), garantido que os mesmos apresentem uma secção transversal adequada e uma uniformidade longitudinal dessa mesma secção transversal.
A manutenção da infraestrutura de via-férrea é um dos aspetos fulcrais dos sistemas ferroviários. Dela dependem a operacionalidade e a segurança da exploração do sistema de transporte Metro. O novo equipamento substituirá a atual esmeriladora datada de 1976.
Este novo veículo esmerilador vai corrigir, de forma sistemática, todos os desvios à geometria e resistência dos carris, maximizando a sua durabilidade nas melhores condições de desempenho. Com este novo equipamento, o levantamento do estado da linha será efetuado com recurso a auscultação através de sistemas da própria máquina. A informação poderá ser posteriormente trabalhada e permitirá a decisão, de forma sustentada pela tecnologia, das intervenções a realizar na via ficando, igualmente, com cadastro de todas as operações efetuadas.
A inspeção da via com esta nova máquina pode determinar, também, que alguns carris devam ser mudados para posições na linha menos sujeitas a esforços, conferindo-lhes maior durabilidade e fiabilidade ao serviço, evitando danos irreversíveis em carris.
Para a dimensão da rede atual, características do material circulante e densidade de operação, a execução completa do plano de esmerilagem do Metropolitano de Lisboa, com a atuação de um veículo esmerilador pesado com as características do agora adquirido, levará 24 meses a ser cumprido na íntegra. As intervenções são efetuadas à noite, fora do horário de exploração.
Com esta nova aquisição, o Metropolitano de Lisboa aposta, uma vez mais, no investimento que que tem vindo efetuar desde 2017, ano em que deu início à recuperação do material circulante, à modernização e acessibilidades das estações, à expansão da rede e a variadíssimos sistemas que todos os dias garantem ao cliente uma operação em segurança, qualidade, rapidez e conforto.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 15_PR
Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
LPM |
Gonçalo Santos Patrícia Fernandes |
Arquivo de comunicados