Comunicado de imprensa
Metropolitano de Lisboa vai elaborar os estudos para a contratação do prolongamento do Metro Sul do Tejo à Costa de Caparica

Por delegação do Estado, o Metropolitano de Lisboa vai proceder aos estudos, levantamentos e demais trabalhos acessórios necessários ao lançamento do procedimento de contratação do prolongamento da rede do Metro Sul do Tejo à Costa de Caparica. Esta decisão decorre da Portaria n. 410/2024/2, subscrita pela Secretária de Estado do Orçamento e pelo Secretário de Estado da Mobilidade Urbana e publicada no Diário da República 2.ª série, de 21 de março de 2024.
O Metropolitano de Lisboa foi a entidade pública escolhida pelo Governo para a concretização destes trabalhos pela experiência nacional e internacional que tem neste domínio e atendendo à natureza do projeto, o grau de complexidade dos trâmites inerentes à concretização dos investimentos em sistemas de transporte coletivo em sítio próprio (TCSP) de elevada capacidade e os prazos associados ao financiamento no âmbito do Programa Ação Climática e Sustentabilidade (PACS).
Pela mesma Portaria, o Metropolitano de Lisboa foi autorizado a realizar a despesa correspondente, até ao montante total de 1 650 000,00€ (um milhão e seiscentos e cinquenta mil euros), valor ao qual acresce o IVA à taxa legal em vigor.
O prolongamento do sistema de metro ligeiro de superfície da margem sul do Tejo à Costa de Caparica é um dos projetos de sistemas de TCSP na Área Metropolitana de Lisboa considerados prioritários pelo Estado e conta com enquadramento no Programa Ação Climática e Sustentabilidade (PACS) do Portugal 2030. O PACS prevê uma dotação de 3,1 mil milhões de euros, financiados pelo Fundo de Coesão, destinados ao financiamento de projetos enquadrados nas prioridades definidas para este Programa, entre as quais se contam a mobilidade urbana sustentável.
O projeto visa promover uma ligação rápida e estruturante entre o Campus Universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Costa de Caparica, estendendo-se num corredor que servirá a Trafaria, São João da Caparica, Quinta do Torrão, Quinta de Santo António e Costa de Caparica, assegurando uma melhor conetividade deste território à atual rede do Metro Sul do Tejo.
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