Metropolitano de Lisboa mantém pegada de carbono positiva e reforça compromisso com a sustentabilidade em 2024
O Metropolitano de Lisboa encerrou o ano de 2024 com uma pegada de carbono positiva, reafirmando o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental. As operações implementadas pela empresa resultaram na remoção de 2.144 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) da atmosfera, valor que supera as emissões geradas pelo consumo de energia elétrica, gás natural, combustíveis e fugas de gases fluorados.
Este desempenho representa uma redução de 769 toneladas de CO₂ face a 2023 e de 19.640 toneladas em comparação com 2021, resultado de uma estratégia contínua de descarbonização das operações.
Para reduzir a sua pegada de carbono, o Metropolitano de Lisboa implementou diversas medidas nas suas operações. No âmbito do uso de gás natural, otimizou a regulação automática da temperatura nos sistemas de climatização, substituiu caldeiras por bombas de calor elétricas e instalou portões automáticos nas oficinas para maior eficiência energética. Em relação aos combustíveis, iniciou a transição da sua frota para veículos elétricos e híbridos, e começou a utilizar gasóleo 100% renovável, com potencial de redução de emissões entre 75% e 92%.
Outras medidas importantes incluíram a substituição progressiva de equipamentos que utilizam gases fluorados por alternativas com menor impacto ambiental, minimizando o risco de fugas. Toda a energia elétrica consumida passou a ser proveniente de fontes 100% renováveis, eliminando as emissões diretas associadas. Além disso, o ML realiza anualmente ações de reflorestação e plantação de árvores, contribuindo ativamente para o sequestro de carbono e a preservação dos ecossistemas.
Além do seu compromisso ambiental, o Metropolitano de Lisboa é uma organização certificada pelas normas NP EN ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade, NP EN ISO 14001:2015 – Sistemas de Gestão Ambiental, e pela NP 4475:2020 – Transporte público de passageiros – rede de metro, refletindo o cumprimento rigoroso dos mais elevados padrões de qualidade, ambiente e serviço ao público.
O Metropolitano de Lisboa continuará a promover uma mobilidade urbana sustentável, segura e eficiente, contribuindo ativamente para um futuro mais verde.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 29_PR
| Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
| LPM | Bárbara Véstia 938 443 928 – barbaravestia@lpmcom.pt |
Metro adjudica contrato de assistência técnica para manutenção de escadas mecânicas e elevadores
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa, E. P. E. deliberou adjudicar ao concorrente n.º 1 – Kone Portugal – Elevadores, Lda. o contrato de assistência técnica para manutenção completa e...
CASA e Metropolitano de Lisboa organizam almoço de Natal para a população em situação de sem-abrigo
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa acolhe, pela décima sexta vez consecutiva, o tradicional almoço de Natal para as pessoas em situação de sem abrigo que o CASA – Centro de Apoio ao...
Greve geral: Constrangimentos/limitações à circulação do Metro de Lisboa – Dia 10 de dezembro a partir das 23h00 e dia 11 de dezembro
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 No âmbito da greve geral convocada para o dia 11 de dezembro, os Sindicatos representativos dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, E.P.E. apresentaram o respetivo...


