fbpx

​Encontra-se concluída a segunda das três fases contempladas no plano de melhoria e modernização das acessibilidades da estação Baixa-Chiado, tendo sido reposto o funcionamento, em ambos os sentidos, das escadas rolantes que dão acesso ao Largo do Chiado.

Nesta fase foram substituídos três lances de escadas por um equipamento novo, mais resistente, por forma a fazer face ao elevado fluxo de passageiros que se verifica naquela estação.

Por se tratar de uma intervenção delicada, para evitar demolições, estragos ou encerramento de acessos o Metro recorreu a um método inovador, que permitiu a modernização destas escadas, aproveitando-se os respetivos chassis, elementos de grande robustez e peso. Este processo permitiu igualmente a economia de recursos ambientais, evitando-se o encerramento do acesso, reduzindo-se, ainda, o transporte e a movimentação de pesos de grandes dimensões, com os consequentes estragos nos acabamentos da estação.

A terceira fase está prevista arrancar no próximo ano, mas ainda sem data definida.

Dados gerais dos trabalhos em curso:

Obra a cargo de: Metropolitano de Lisboa E.P.E
Empreiteiro: OTIS Elevadores, Lda
Total de investimento: 491.640,00M€ (valor do contrato)

Motivo:

Atendendo à idade dos equipamentos (20 anos) e a uma utilização intensiva – a Baixa-Chiado é uma das estações mais utilizadas no Metro, verifica-se um notório desgaste nos equipamentos que importa corrigir.
Acresce ainda a necessidade de modernizar o sistema deste equipamentos.