fbpx

A estrutura metálica do acesso Guimard/RATP, presente na estação Picoas, será alvo de uma intervenção profunda, atendendo ao seu estado de degradação,  que obriga à retirada temporária da mesma.

Prevê-se que o restauro da estrutura Guimard tenha a duração de 45 dias, pelo que para garantir que este acesso possa manter-se em funcionamento durante esse período,  será instalada uma estrutura provisória no local da guarda metálica que limita o acesso  e serão também instalados corrimãos provisórios na escada.

Para se poder proceder à retirada da estrutura metálica atual e colocação da provisória, será necessário encerrar temporariamente o acesso do átrio Sul, da Rua Andrade Corvo, a partir de dia 21 de novembro. Prevê-se a reabertura deste acesso no dia 30 de novembro (poderá reabrir antes, caso os trabalhos terminem antes do tempo).

Sobre o acesso “Guimard”

No átrio Sul, acesso da Rua Andrade Corvo, oferecida pelo Metropolitano de Paris (RATP) e inserida num programa de intercâmbio cultural entre redes de metropolitano, foi instalada uma peça de mobiliário urbano, conhecida por acesso “Guimard”.

Estes acessos foram criados no início do século por Hector Guimard, grande nome da Arte Nova, para ornamentar as entradas do Metropolitano de Paris.

Esta é uma peça emblemática da Arte nos Metropolitanos e, quando surgiram, tiveram grande impacto na paisagem urbana parisiense. O estilo artístico em que foram construídas (a Arte Nova dava ainda os seus primeiros passos), não sendo conhecido da generalidade das pessoas, estas designavam-no por “Estilo Metro”. Hoje estas peças fazem parte integrante do património artístico parisiense, constituindo mesmo um “ex-libris” da cidade

 

Notícia atualizada no dia 24/11.