A partir de 1 de fevereiro, os clientes titulares de cartão Lisboa Viva (LV) com perfil 3ª Idade (+ 65 anos) ou perfil Reformado/Pensionista podem viajar na Carris, no Metro e na área urbana da CP* por, apenas, 14,50€.

Esta medida visa:
– Fomentar a mobilidade inclusiva e a coesão social;
– Proporcionar condições que venham a facilitar o acesso ao transporte público a um maior número de pessoas.

Para beneficiar deste desconto, os clientes, com mais de 65 anos ou reformados/pensionistas, que ainda não têm cartão LV podem requisitá-lo em qualquer posto de venda do Metro, nos Espaços Cliente Santo Amaro ou Arco do Cego, nos Quiosque Mob Carris ou em qualquer Operador de Transportes da Região de Lisboa.

Valide o seu cartão, em todas as viagens.

*
Área urbana da CP
Linha de Cascais: Cais do Sodré – Belém
Linha de Sintra: Rossio – Benfica | Benfica – Moscavide
Linha Azambuja: Sta. Apolónia – Moscavide
Linha de Cintura: Alcântara Terra – Moscavide

Consulte nas perguntas e respostas que se seguem, informação mais detalhada sobre o acesso ao desconto Navegante urbano 3.ª Idade.

[accordion collapse=”yes”] [panel title=”1. O que é necessário para ter direito ao desconto de 60 % no passe navegante urbano 3ª idade?” ]Os clientes com mais de 65 anos têm que ser titulares do cartão Lisboa Viva, com perfil Idade, para usufruir do desconto de 60%.

[/panel][panel title=”2.O O que é necessário para ter direito ao desconto de 60 % no passe navegante urbano Reformado/Pensionista?”]Para usufruir do desconto de 60% os clientes têm que ser titulares do cartão Lisboa Viva, com perfil Reformado/Pensionista.

[/panel][panel title=”3.Onde posso pedir o cartão Lisboa Viva com perfil 3.ª Idade ou perfil Reformado/Pensionista? ” ] – Postos de Venda do Metro:
Marquês de Pombal
Colégio Militar/Luz
Jardim Zoológico
Campo Grande
Baixa-Chiado
Cais do Sodré
Oriente
Aeroporto

Espaços Cliente Santo Amaro e Arco do Cego

Quiosques Mob Carris

Qualquer Operador de Transportes da Região de Lisboa[/panel][panel title=”4. Quanto custa o LV com perfil 3ª Idade ou perfil Reformado/Pensionista? ” ] Serviço normal (entrega em 10 dias úteis) | 7 €
Serviço urgente (entrega em 24h úteis) | 12€ [/panel][panel title=”5Se já tiver o cartão LV 3ª Idade ou perfil Reformado/Pensionista, o que preciso fazer para ter direito ao desconto? ” ]Caso já tenha cartão LV 3ª Idade válido, não é necessário qualquer procedimento adicional.[/panel] [panel title=”6. O cartão LV 3.ª idade tem algum elemento identificativo?” ] O cartão perfil 3ª Idade apresenta, antes do nº do cartão, a referência “3i”.

CartaoLVperfil3idade[/panel] [panel title=”7. O cartão LV Reformado/Pensionista tem algum elemento identificativo?” ] O cartão perfil Reformado/Pensionista apresenta, antes do nº do cartão, a referência “RP”

CartaoLVReformadoPensionista-01

[/panel][panel title=”8. Vou fazer 65 anos e já sou titular de cartão LV normal. O que necessito fazer para ter direito ao desconto no passe navegante urbano 3ª idade?” ] Passa a ter direito ao perfil 3ª idade, que permite usufruir do desconto de 60% no passe Navegante urbano, no mês em que completa os 65 anos de idade, tendo que se dirigir a um dos postos referidos no ponto 2, para solicitar um novo cartão (com perfil 3ª idade).[/panel][panel title=”9. Como comprovo o direito ao LV com perfil 3ª Idade?” ] Através da apresentação do seu documento de identificação, no momento do pedido do cartão.

[/panel][panel title=”10. Como comprovo o direito ao Lisboa Viva com perfil Reformado/Pensionista?”] Para ter direito ao perfil Reformado/Pensionista, o rendimento mensal do seu agregado familiar terá que ser igual ou inferior ao salário mínimo nacional. Esta condição é comprovada com os seguinte documentos:

  • Confirmação do agregado familiar pela Junta de Freguesia (deverá solicitar impresso próprio num Posto de Venda);
  • Original e fotocópia do documento comprovativo do valor da reforma/pensão;
  • Original e fotocópia da última declaração de IRS

[/panel][panel title=”11. Caso o cartão tenha sido produzido noutro operador é necessário solicitar novo cartão? ” ] Não é necessário solicitar novo cartão, qualquer que seja o operador emissor, desde que o cartão LV apresente o perfil 3ª Idade ou reformado/pensionista. [/panel][panel title=”12. Este desconto abrange todas as pessoas com mais de 65 anos e perfil Reformado/Pensionista que vivam na Área Metropolitana de Lisboa? ” ] Este benefício abrange qualquer pessoa, com mais de 65 anos, desde que seja titular de cartão LV com o perfil 3ª Idade, independentemente dos seus rendimentos.
Abrange ainda qualquer pessoa, com menos de 65 anos, caso tenha direito ao perfil “Reformados/Pensionistas” (conforme ponto 10).

. [/panel][panel title=”13. O que fazer em caso de perda, avaria ou cartão danificado? ” ] Deverá dirigir-se a um dos locais referidos no ponto 3 para solicitar um novo cartão.
Após pedido de emissão de novo cartão, dirija-se a um Espaço Cliente para solicitar a transferência do carregamento para uma Guia de Substituição. Esta guia é válida até à receção do novo cartão.[/panel][panel title=”14. E se outra pessoa utilizar o meu cartão? ” ]A utilização de um cartão por outra pessoa que não o seu titular constitui uma contraordenação punida por lei.
Nesta situação, os Agentes de fiscalização têm legitimidade para:
Apreender o cartão que está a ser utilizado indevidamente por outra pessoa;
Punir o infrator com coima de valor mínimo correspondente a 100 vezes o montante em vigor para o bilhete de menor valor e de valor máximo correspondente a 150 vezes o referido montante, com o respeito pelos limites máximos previstos no Regime Geral das Infrações Tributárias.
A contraordenação decorrente da falta de título de transporte, quando detetada por um agente de fiscalização, é objeto de um auto de notícia, nos termos do Regime Geral das Infrações Tributárias.[/panel][panel title=”15. Tenho uma dúvida que não é esclarecida nesta página. O que devo fazer?” ]Contacte o nosso Centro de Atendimento:
atendimento@cmt.pt
– 213 500 115.[/panel][/accordion]

 

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