O Metropolitano de Lisboa assinala dia 26 de janeiro (6.ªf), o 70.º Aniversário da sua constituição.

A 26 de janeiro de 1948 foram aprovados pelo Governo os Estatutos de uma sociedade anónima de responsabilidade limitada, denominada “Metropolitano de Lisboa, S.A.R.L” com sede em Lisboa, que tinha como objetivo o estudo técnico e económico, em regime de exclusivo, de um sistema de transporte coletivo fundado no aproveitamento do subsolo da cidade.

Após constituição da sociedade, a concessão para a instalação e exploração do respetivo Serviço Público veio a ser outorgada a 1 de julho de 1949. Os trabalhos de construção iniciaram-se no primeiro dia do mês de agosto de 1955 e, quatro anos depois, no dia 29 de dezembro de 1959, assistiu-se à inauguração oficial deste novo sistema de transporte. A rede do Metro tinha uma configuração em Y, então, com 6,5 kms e 11 estações com términos em Sete Rios (estação hoje denominada Jardim Zoológico) e Entre Campos que convergiam na Rotunda num troço comum até aos Restauradores.

Para Vitor Domingues dos Santos, Presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, “a celebração dos 70 anos do Metropolitano de Lisboa, permite à cidade de Lisboa, não só recordar o passado, de que muito nos orgulhamos, mas procura, sobretudo, olhar para o futuro em que confiamos”.

O dia 26 de janeiro assinala o arranque das celebrações desta efeméride que se irão prolongar ao longo do ano, sob o lema “A Viver Lisboa”.

Neste dia os clientes do Metro poderão assistir a um conjunto de ações de caráter cultural e entretenimento. Consulte o programa aqui.

Skip to content