fbpx
Arte
Campo Grande
Estação Avenida: no dia 22 de abril, o átrio norte vai estar encerrado a partir das 21h até ao final do serviço, devido a trabalhos de reabilitação.

Campo Grande

No espaço interior da estação e dentro de uma linha que reflete o seu percurso artístico, Eduardo Nery vai conceber uma decoração baseada em figuras típicas da azulejaria do século XVIII, as “figuras de convite”, que habitualmente eram colocadas à entrada, nos vestíbulos e escadarias dos grandes edíficios da época, numa atitude de boas-vindas. Eduardo Nery vai transpor estas figuras tradicionais de boas-vindas para este espaço, propondo uma junção entre o tradicional e o contemporâneo. Nas próprias palavras do artista “…este jogo dialético entre modernidade e tradição azulejar corresponde, por um lado, a uma reflexão sobre a azulejaria figurativa do século XVIII e, por outro, a uma re-criação, algo surrealizante, da pintura sobre azulejo desse período.”

Com efeito as quatro figuras, duas femininas e duas masculinas, vão ser desmontadas e novamente compostas, aproveitando a quadrícula própria do azulejo, numa representação totalmente inovadora, com um resultado surpreendente e divertido. A sua experiência artística com os conceitos da Op Art, fazem desta composição uma excelente aplicação da simulação ótica. É possível que Eduardo Nery tenha tido em conta, quando pensou nas figuras de convite, os magníficos exemplares da Quinta dos Arcebispos em Santo Antão do Tojal, e do Palácio Pimenta, locais a que esta estação confere acessibilidade, na lógica de que os locais podem inspirar os artistas quando se trata de arte pública.

No espaço exterior e atendendo que o nó ferroviário se desenvolve sobre o Campo Grande, provocando impactos ambientais, o artista vai mais uma vez pôr em prática os seus conhecimentos com a arte da ilusão de ótica, com o objetivo de minorar os eventuais efeitos negativos. Assim, vai colocar ao longo dos viadutos painéis acústicos de betão, adornados com linhas oblíquas, que dinamizam e atenuam o efeito de barreira destas estruturas. Nos pilares de suporte dos viadutos, com uma paleta de cores em gradação, coloca, com efeitos geometrizantes, barras de azulejos que acentuam a verticalidade.

Arquitetura

Ezequiel Nicolau, 1993

Arte

Eduardo Nery, 1993