Estação: 
S. Sebastião (linha Azul)

Data:
20 de outubro
(Dia Mundial da Osteoporose)

Horário:
10h00 – 13h30

Para assinalar o Dia Mundial da Osteoporose, a Associação Portuguesa Contra a Osteoporose, a Sociedade Portuguesa de Doenças Ósseas e Metabólicas e a Sociedade Portuguesa de Reumatologia dão vida a iniciativa que quer impedir a Osteoporose de Quebrar a Rotina dos portugueses.

A doença afeta os ossos de cerca de 800 mil portugueses, tornando-os mais frágeis e quebradiços, reduzindo drasticamente a qualidade de vida e impedindo atividades diárias básicas. Neste sentido, as três entidades lançam uma ação de sensibilização com uma performance artística no Metro.

Inserida na campanha “Impeça que a Osteoporose Quebre a Sua Rotina”, o objetivo desta iniciativa é representar visualmente o impacto que a osteoporose pode ter na vida ativa das pessoas, sendo que 80% dos doentes apresentam alguma limitação na realização das atividades da vida diária um ano depois de uma fratura da anca, 40% não são capazes de caminhar de forma autónoma e 30% apresentam limitação funcional significativa e permanente. Além disso, pelo menos, uma em cada dez pessoas que sofrem uma fratura do fémur morre no ano seguinte ao acidente.