fbpx

Os artistas Nuno Alecrim e Doutros Tipos realizaram uma intervenção de Arte Urbana no posto de ventilação do Metro de Lisboa, sob o mote “Whose World Is This”. Um desafio em forma de pergunta que os dois artistas propõem fazer a quem passa junto ao posto de ventilação do Metro no Marquês de Pombal.

” Durante a pandemia de Covid-19 vimo-nos cercados pelo vazio. Lugares antes lotados, foram invadidos por um silêncio ensurdecedor. Enquanto todos nos escondíamos dentro das nossas paredes de segurança, as paredes externas permaneciam cobertas por camadas de significado.

Quando saímos do confinamento, uma nova camada de caos abateu-se sobre nós. Muitas coisas que tomámos como garantidas foram-nos tiradas —primeiro a nossa liberdade de movimento, depois a nossa capacidade de acreditar num futuro melhor.

A história não faz mais do que repetir-se. O caos é uma forma visível de padrões que ainda não reconhecemos. A propriedade é um conceito que promete estabilidade e paz no mundo, em que a posse é o mantra do grande público. No entanto, a propriedade é o que nos divide, entre os que têm e os que não têm e nos força a competir uns com os outros.

No final de contas, parece que devemos pertencer a alguma coisa. Mas, antes de tudo, devemos perguntar-nos: o que realmente nos pertence? De quem é este mundo?”

Esta intervenção contou com o apoio do Metro de Lisboa e da GAU  – Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa.