fbpx

Aplicação passa a fornecer informação em tempo real dos comboios do Metro

O Metropolitano de Lisboa uniu esforços com a Moovit, uma das aplicações de mobilidade urbana mais populares no Mundo, com o objetivo de simplificar e melhorar a experiência de viagem no modo metro. A aplicação é gratuita e encontra-se nas plataformas IOS e Android, bem como no site do Metro através de uma solução web trabalhada entre as duas empresas.

A Moovit combina informações oficiais do Metro de Lisboa e informações de crowdsourcing por forma a calcular o melhor percurso para cada tipo de viagem pesquisada. Com base nisto e num dos maior bancos de dados sobre transporte público do mundo, a Moovit passa a apresentar informações sempre atualizadas sobre o estado das quatro linhas do Metro de Lisboa. Uma das características diferenciadoras da presença do Metro nesta aplicação, é mostrar em tempo real quanto falta para um comboio chegar à estação de origem e destino pesquisada pelo utilizador. Este recurso permite às pessoas ficar menos tempo na estação de partida, uma vez que já têm conhecimento exato da hora a que o comboio vai passar.

Por outro lado, o Metro passa a dispor de uma potente ferramenta de comunicação com o cliente que permite enviar alertas e mensagens para o ecrã dos utilizadores da Moovit, no caso de haver uma alteração de serviço relevante para os seus passageiros. Sendo uma aplicação multimodal, a Moovit combina a informação do Metro com outras opções de mobilidade urbana na área Metropolitana de Lisboa, como o autocarro, elétrico, barco, comboio, metro ligeiro, ferry e, ainda, e-scooters.

“O transporte público é uma parte essencial de qualquer sistema de transporte urbano sustentável”, declara Manuel Moles, Gestor de parcerias europeias da Moovit. “Informações precisas no planeamento de viagem ajudam os passageiros a evitar atrasos e a diminuir tempos de espera. Juntos com o Metro de Lisboa, tornamos a informação de viagem mais facilmente acessível para todos e tornamos a experiência de viagem mais simples e facilitada”.

Sobre a Moovit

Moovit, uma empresa Intel, é o líder global em Mobilidade como Serviço (MaaS) e a aplicação de mobilidade urbana mais usada do mundo. O Moovit simplifica a maneira como as pessoas usam o transporte público, micromobilidade e outras formas de transporte. Mais de 1.4B de utilizadores usam a aplicação gratuitamente nas plataformas Android, iOS e na web em 3400 cidades de 112 países. O Moovit foi adquirida pela Intel em 2020 para unir forças com a Mobileye no desenvolvimento do transporte autónomo, e recentemente apresentou o MoovitAV.