fbpx

Presente no Metro desde o dia 30 de novembro, “Pessoas à Procura de uma Vida Digna” é uma exposição que tem como objetivo a sensibilização dos países de acolhimento para a compreensão do fenómeno das migrações, da autoria da Associação para a Defesa dos Direitos dos Imigrantes, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo e o Movimento Democrático de Mulheres.

Obedecendo a um regime de itinerância a exposição que esteve durante o mês de dezembro na estação Baixa Chiado pode agora ser apreciada na estação São Sebastião, passando posteriormente pelas estações Senhor Roubado e Odivelas, permanecendo cerca de um mês em cada estação.

As 76 fotografias que integram a exposição, da autoria de Sarka Zelenkova Pereira, foram captadas no âmbito do projeto “Espaço Emprego” da Solidariedade Imigrante – Associação para a Defesa dos Direitos dos Imigrantes, criado enquanto resposta às dificuldades económicas provocadas pela pandemia, que agravou significativamente a situação dos trabalhadores imigrantes.

Durante o projeto, Sarka Zelenkova Pereira foi tirando fotografias das pessoas para os seus Curriculum Vitae e apercebeu-se da força extraordinária e única da expressão das pessoas captadas nas fotografias, tendo o Atelier de arquitectura Lenka Holcnerova procedido à composição da instalação.

“Para tentar compreender a experiência do outro, primeiro é necessário desmontar o mundo tal como o vemos da nossa posição nele, e reconstruí-lo do modo em que é visto a partir da posição do outro. Por exemplo, para compreender uma determinada escolha feita pelo outro, precisamos de enfrentar, na imaginação, a falta de escolhas com que ele possa estar confrontado e que lhe possam ser negadas. Os bem-nutridos são incapazes de compreender as escolhas dos malnutridos.”1

Esta exposição insere-se no projeto “Dinamização das Estações”, através do qual o Metropolitano de Lisboa tem vindo a desenvolver ações diversificadas de cariz cultural, ou de responsabilidade social, com a preocupação de estabelecer uma maior proximidade com os seus clientes, mas também ajudar a divulgar o património cultural e artístico da empresa.

 

1Citações do livro: Um Sétimo Homem – John Berger e Jean Mohr, 1975, Antígona

Estações:

São Sebastião | Zona paga
Data: até 1 de Fevereiro
Horário: das 06h30 às 01h00

Odivelas  | Zona paga
Data: até 31 de Março
Horário: das 06h30 às 01h00