fbpx

O plano de melhoria e modernização das acessibilidades da estação Baixa-Chiado entra agora na terceira fase deste projeto para intervenção nos restantes lanços de escadas rolantes de acesso ao Largo do Chiado.

Os trabalhos de vedação das escadas 2, 4 e 6, e montagem do estaleiro iniciam-se no dia 17 de maio (quarta-feira) de 2023.

A circulação dos clientes deverá ser feita pelas escadas pedonais, ou pelas escadas mecânicas, no sentido ascendente, que irão permanecer em funcionamento. Pode continuar a aceder à estação, neste acesso, através das escadas pedonais (cerca de 183 degraus) ou, em alternativa poderá utilizar o acesso na Rua do Crucifixo, a cerca 400m (5 minutos).

Para aceder à estação por cadeira de rodas, poderá fazê-lo através de plataforma elevatória existente no acesso da Rua do Crucifixo. Para solicitação de apoio, utilize o ponto de ajuda existente junto ao corrimão.

Prevê-se que esta intervenção tenha uma duração de 6 meses.

Intervenção no acesso Chiado

Início: 17 de maio de 2023

Conclusão: Último trimestre de 2023 

Constrangimentos para o cliente:

  • Manter-se-ão em funcionamento as escadas mecânicas 1, 3, 5 e 7 no sentido ascendente, de modo a garantir aos clientes o apoio na subida, bem como a escada pedonal adjacente;
  • As escadas mecânicas 2, 4 e 6 estarão encerradas e respetivas escadas pedonais adjacentes.

Motivo:

  • Atendendo à idade dos equipamentos (20 anos) e a uma utilização intensiva – a Baixa-Chiado é uma das estações mais utilizadas no Metro, verifica-se um notório desgaste nos equipamentos que importa corrigir.
  • Acresce ainda a necessidade de modernizar o sistema destes equipamentos.

Dados gerais dos trabalhos em curso:

Obra a cargo de: Metropolitano de Lisboa E.P.E
Empreiteiro: Kone Portugal – Elevadores, Lda
Total de investimento: 1 470 047,27 € no total do contrato 103/2022 para as 7 escadas (2, 4, 6, 9, 10, 11 e 12).