fbpx

Na sequência do Orçamento de Estado aprovado para 2024, entrará em vigor no dia 1 de janeiro de 2024 a gratuitidade de um título navegante® Metropolitano para estudantes entre os 4 e os 23 anos, através dos perfis sub18 e sub23, o que permitirá a todos os estudantes até aos 23 anos de idade viajar gratuitamente em toda a área metropolitana de Lisboa.

O carregamento destes títulos gratuitos está disponível no sistema de vendas do Metro, desde que o titular tenha o perfil sub18 ou sub23 atualizado no seu cartão navegante personalizado.

O carregamento gratuito mensal poderá ser efetuado nos postos de venda e, também, nas máquinas automáticas de venda da rede de Metro, através da opção “Família/Ex Combatente, Gratuitos, Voucher”. No menu seguinte, deverá selecionar a primeira opção “Família/Ex Combatente, Gratuitos” e depois selecionar a validade espacial “Metropolitano”.

Os jovens que ainda não têm cartão navegante® personalizado, devem solicitar a adesão ao cartão pelas vias normais (posto de venda ou online), apresentando documentação, se necessário.

Dos 4 aos 18 anos, basta apresentar o cartão de identificação que comprove que a idade é inferior a 19 anos.

Dos 19 aos 23 (inclusive), para além de apresentar o documento de identificação, terá que comprovar a frequência escolar através da declaração de matrícula. Esta condição terá de ser renovada anualmente.

Os jovens que já têm cartão navegante personalizado, mas não têm perfil atualizado (sub18 ou sub23), devem dirigir-se aos Espaços Cliente das estações Marquês de Pombal e Campo Grande para proceder à atualização do perfil.

Os critérios para a atribuição deste benefício são os seguintes:

· Todos os estudantes dos 4 aos 23 anos, inclusive;

· Jovens dos 4 aos 18 anos, não sendo necessário fazer prova de inscrição em unidade de ensino (uma vez que frequentam o ensino obrigatório);

· Jovens dos 19 aos 23 anos, sendo necessário fazer prova que são estudantes através da apresentação de Declaração de Matrícula, passando a abranger os alunos inscritos em cursos médios ou profissionais;

· É alargado o acesso aos jovens até aos 24 anos que frequentam cursos com ciclo de estudos integrado, designadamente Arquitetura e Urbanismo, Ciências Farmacêuticas, Medicina, Medicina Dentária e Medicina Veterinária.