Circulação por troços na linha Azul:
trabalhos de modernização do sistema de sinalização
No dia 5 de fevereiro (domingo), devido à execução de trabalhos de modernização do sistema de sinalização ferroviária, as estações Carnide, Colégio Militar/Luz, Alto dos Moinhos, Laranjeiras e Jardim Zoológico estarão encerradas.
A circulação de comboios na linha Azul será realizada por troços:
– Reboleira – Pontinha;
– Praça de Espanha – Santa Apolónia.
As restantes estações da linha Azul mantêm-se em funcionamento das 06h30 às 01h, contudo com os seguintes alterações de serviço:
Pontinha:
– Cais sentido Santa Apolónia: encerrado;
– Cais sentido Reboleira: em funcionamento para partidas e chegadas.
Praça de Espanha:
– Cais sentido Santa Apolónia: em funcionamento para partidas e chegadas;
– Cais sentido Reboleira: encerrado.
A circulação de comboios no dia 4 de fevereiro (sábado) será realizada normalmente até ao fecho da rede (01h), retomando-se a normalidade do serviço em toda a linha Azul no dia 6 de fevereiro (segunda feira).
Até à reposição da normal circulação no troço da linha Azul, a Carris irá reforçar as seguintes carreiras: 701, 726, 729, 746, 768 e 58B.
Informação sobre os trabalhos em curso
O que motiva a intervenção:
Esta intervenção está enquadrada no projeto de modernização da rede do Metro que prevê a instalação de um novo sistema de sinalização ferroviária – Communications-Based Train Control (CBTC) substituindo o sistema existente por um moderno sistema adaptado às atuais exigências de qualidade de serviço.
Em que consiste?
Substituição dos equipamentos de sinalização ferroviária entre o troço Carnide – Jardim Zoológico, com vista à introdução do sistema CBTC na linha Azul até ao final de 2023.
Quais os benefícios desta intervenção?
O sistema CBTC representa um salto qualitativo na operação, na programação e na gestão da rede do Metro que permitirão melhorar a qualidade do serviço prestado.
O novo sistema permitirá um controlo contínuo do movimento dos comboios e um aumento da frequência e da regularidade do serviço público de transporte prestado, garantindo, de um modo mais eficaz, a oferta de comboios, em número e frequências mais adaptados às necessidades dos Clientes.
Período desta intervenção:
5 de fevereiro de 2023 (domingo)