Atualização
Linha Azul – Reabertura antecipada. Concluímos os trabalhos e amanhã, dia 10 de abril, será possível retomar a circulação de comboios na totalidade da linha Azul.
Circulação interrompida na linha Azul para trabalhos de modernização do sistema de sinalização
De 7 a 10 de abril (6ª feira a 2ª feira), para execução de trabalhos de modernização do sistema de sinalização ferroviária, não haverá circulação na totalidade da Linha Azul, estando as estações encerradas.
A circulação de comboios no dia 6 de abril (5ª feira) será realizada normalmente até ao fecho da rede, retomando-se a normalidade do serviço em toda a linha Azul no dia 11 de abril (3ª feira).
Durante este período, os postos de venda das estações Colégio Militar/Luz e Jardim Zoológico estarão encerrados.
O posto de cartões urgentes, na estação Jardim Zoológico, também estará encerrado no dia 10 de Abril, motivo pelo qual os clientes que pedirem a emissão de cartão no dia 6, terão duas possibilidades:
a) Levantamento do cartão neste posto a partir de dia 11 de abril;
b) Levantamento do cartão na estação Marquês de Pombal, a partir de dia 10 de abril, mediante a indicação expressa na requisição do cartão.
As estações S. Sebastião da linha Vermelha, a estação Marquês de Pombal da linha Amarela e Baixa-Chiado da linha Verde manterão o seu normal serviço de funcionamento e de circulação de comboios.
Opções de transporte
Até à reposição da normal circulação no troço da linha Azul, aconselhamos como alternativa de mobilidade as seguintes carreiras da Carris 726, 746, 759 e 767.
O serviço da CP – Comboios de Portugal também poderá constituir uma opção através das Linhas de Sintra e de Cintura, nas ligações entre Sintra e Rossio e entre Sintra e Oriente, respetivamente.
Através da Fertagus, os clientes vindos da margem sul, poderão utilizar as estações Entrecampos e Roma-Areeiro, para ter acesso a outros pontos da cidade através das linhas Amarela e Verde do Metro de Lisboa.
Assinalamos também as ligações da Carris Metropolitana que fazem correspondência com algumas estações da CP, nas linhas de Sintra e Cascais, fazendo a ligação a outros pontos da cidade.
Mais informação:
Informação sobre os trabalhos em curso
O que motiva a intervenção:
Esta intervenção está enquadrada no projeto de modernização da rede do Metro que prevê a instalação de um novo sistema de sinalização ferroviária – Communications-Based Train Control (CBTC) adaptado às atuais exigências de qualidade de serviço.
Em que consiste?
Instalação de novos equipamentos de sinalização ferroviária em toda a linha em simultâneo, com vista à introdução do sistema CBTC na linha Azul até ao final de 2023.
Quais os benefícios desta intervenção?
O sistema CBTC representa um salto qualitativo na operação, na programação e na gestão da rede do Metro que permitirão melhorar a qualidade do serviço prestado.
O novo sistema permitirá um controlo contínuo do movimento dos comboios e um aumento da frequência e da regularidade do serviço público de transporte prestado, garantindo, de um modo mais eficaz, a oferta de comboios, em número e frequências mais adaptados às necessidades dos Clientes.
Porque razão esta intervenção não é feita de noite, fora do período de funcionamento do Metro?
A modernização do sistema de sinalização envolve intervenções e ensaios com complexidade técnica e duração que não permitem a sua execução no curto período disponível fora do horário de funcionamento do Metro.
Assim, a intervenção foi planeada para ser executada em contínuo, no mais curto prazo possível e num período em que a procura expectável é mais reduzida, por forma a minimizar os constrangimentos causados aos clientes.
Período desta intervenção:
7 a 10 de abril de 2023