Arte
Aeroporto
Espaço Informação Aeroporto: dias 29, 30 de julho, 2 e 3 de agosto encontra-se encerrado.
Espaço Informação Aeroporto: dias 4 e 6 de agosto encerra às 14h00.

Aeroporto

António Antunes, conceituado cartoonista, é o responsável pela intervenção plástica na estação, que apresenta a caricatura numa vertente completamente diferente da habitual e de carácter permanente, ocupando um lugar de destaque num espaço público, como é uma estação de metro.

As figuras foram produzidas em pedra branca Thassos da Grécia e negra da Bélgica. Todas as peças que compõem as figuras foram recortadas a jato de água, constituindo cada uma delas uma peça de um puzzle. A colocação nas paredes de cada uma destas figuras revelou-se uma tarefa bastante meticulosa, transformando o somatório de peças, que constituem cada figura, no objeto final que passou a integrar o conjunto arquitetónico da estação.

Do trabalho desenvolvido por este ilustrador de profissão, resultou um conjunto de 50 figuras em 49 painéis dispersos pela estação, constituindo, assim, uma homenagem a várias figuras representativas da história moderna de Portugal, que dão as boas vindas aos visitantes que entram em Lisboa, por via da estação Aeroporto.

Arquitetura

Leopoldo Rosa, 2012

Arte

António Antunes, 2012