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Arte
Amadora Este

Amadora Este

Foi intenção criar um ambiente natural em que as paredes marginais dos cais, pelo seu desenvolvimento em altura, e as cores utilizadas – o azul e o amarelo, pela sua identificação com o céu e a terra, foram pensadas para contrariar a sensação de claustrofobia eventualmente sentida na vivência destes espaços.

Do ponto de vista arquitetónico a estação apresenta um átrio central onde se desenvolvem os três acessos diretos ao exterior, a norte e a sul do corpo principal. Este átrio é limitado por varandins sobre o cais. Foi preocupação constante, criar uma envolvência com a natureza que permitisse ao passageiro uma identificação com espaços abertos.

Os materiais para o revestimento da estação foram selecionados de acordo com as caraterísticas de utilização de cada espaço. Para os pavimentos gerais públicos, foi aplicado mosaico de grês porcelâmico e betonilha. Nos tetos das principais áreas, utilizaram-se placas metálicas curvas e planas, microperfuradas e suspensas. Para os restantes espaços, aplicaram-se tectos metálicos ou simplesmente pintura. As bocas de saída da estação, na Praça central, apresentam uma cobertura construída “…com painéis metálicos e vidro sobre estrutura metálica tubular, sendo dotadas a esse nível de gradões de fecho”.

A intervenção plástica, a cargo da pintora Graça Morais, tendo em atenção o projeto de arquitetura e contribuindo para a criação de um ambiente natural, optou por pintar dois painéis de azulejos com fundos de uma amarelo intenso e luminoso sobre o qual desenhou “… enormes folhas de vinha virgem”. Essas linhas sobrepõe-se “…criando planos e espaços dinâmicos na horizontal e na vertical”.

Esses painéis estão estrategicamente colocados nos topos da estação (tímpanos) para que possam ser visualizados “… apesar da utilização apressada…” que este meio de transporte pressupõe.

Este tratamento plástico teve como principal objetivo levar os passageiros a identificarem-se com as “…memórias guardadas das suas origens” assim como contribuir para a evocação de um ambiente rural e de harmonia sempre que utilizem esta estação.

Arquitetura

Leopoldo Rosa, 2004

Arte 

Graça Morais, 2004