Arte
Avenida
Estação Aeroporto: de 18 a 22 de Outubro o Espaço informação encontra-se aberto das 08:30h às 14:00h.

Avenida

A estação Avenida é uma das onze estações pertencentes à 1ª fase do 1º escalão da construção da rede do Metropolitano de Lisboa, abriu ao público em 1959 quando da inauguração da rede.

Foi por sugestão de Maria Keil, a artista responsável pelos revestimentos de azulejos de todas as estações do 1º escalão da rede à exceção precisamente desta, que Rogério Ribeiro foi encarregado dos revestimentos em azulejo desta estação. Anos mais tarde, quando da ampliação da estação Anjos, este artista viria também a ter a seu cargo a conceção do revestimento para o átrio Norte.

Demonstrando possuir um entendimento próximo do de Maria Keil, com respeito à forma de trabalhar o azulejo, Rogério Ribeiro desenhou um módulo que, repetido, cria formas circulares ligadas por um elemento reto, ligeiramente oblíquo, originando superfícies ritmadas, predominantemente amarelas, por vezes cortadas por seções de fundo verde-claro e onde os mesmos motivos são pintados de verde-escuro.

O tema ponta de diamante foi também utilizado, tendo como referência a Casa dos Bicos, em Lisboa. Associadas dinamicamente em contrastes de dimensão e posição, as pirâmides não respeitam a configuração tradicional.

Arquitetura

Falcão e Cunha, 1959
Sanchez Jorge, 1982

Arte

Rogério Ribeiro, 1959 e 1982