fbpx
Arte
Bela Vista
Estação Avenida: Acesso às Ruas de Sta. Marta e de São José (junto ao Teatro Tivoli) encerrado para trabalhos de conservação e reabilitação.
28 de março (5ª feira): Centro de Atendimento encerra às 14h e o Posto de cobrança de coimas encerra às 12h30 devido a tolerância de ponto.
Estação Saldanha I (linha Amarela): acesso nascente do átrio sul encerrado, devido a trabalhos.

Bela Vista

Em termos arquitetónicos a estação carateriza-se pela existência de um átrio único a meio da nave que se desenvolve, transversalmente a esta, por cima do nível dos cais aos quais se liga por meio de escadarias. Esta disposição proporcionando um atravessamento da linha, sobre a qual abre dando ao conjunto uma agradável sensação de amplidão, permite, por outro lado, a ligação do átrio à superfície em excelentes condições de captação de passageiros.

A intervenção plástica é da autoria de Querubim Lapa, pintor e ceramista concebeu para esta estação um revestimento em azulejo e dois painéis cerâmicos em relevo. Nesta intervenção optou por utilizar azulejos de 0,20mX0,20m que fogem ao tamanho tradicional. Tecnicamente teve em conta a distância a que os motivos estão colocados, visto isso ter implicações a nível da sua apreensão visual, sendo necessário utilizar uma técnica especial para prever essa situação.

Todo o trabalho de execução foi elaborado pelo o próprio artista, que teve oportunidade de aplicar todo o seu talento no campo da cerâmica, desenvolvido ao longo de muitos anos, designadamente na área das técnicas tradicionais do azulejo. Este material reveste-se de particular fascínio para o autor porque permite a composição de grandes superfícies murais, sendo importante valorizar a sua utilização “como prática decorativa tradicional de uma cidade e não (…) como indiferenciado suporte para desenho ou pintura” nas suas próprias palavras.

Arquitetura

Paulo Brito da Silva, 1998

Arte

Querubim Lapa, 1998