fbpx
Arte
Roma
Estação Restauradores: 25 de abril, às 11h, será encerrado o acesso norte (Av. da Liberdade), devido à Corrida da Liberdade e às comemorações do 25 de abril. Acesso será reaberto no fim das celebrações.

Roma

Na estação Roma, segundo as suas próprias palavras, Maria Keil inspirou-se no desenho de uma tijoleira para pavimentos de fabrico industrial. O revestimento criado para esta estação é constituído por módulos com um fundo em matizes de azul sobre o qual se inscrevem arcos de circunferência e linhas diagonais traçadas a branco ou azul claro, originando formas ondulantes marcadas por percursos de linhas quebradas.

A intervenção plástica integrada na renovação/ampliação da estação, concluída a 20 de outubro de 2006,  contou com a colaboração dos artistas, Lourdes de Castro e René Bertholo bem como as consequentes adaptações a realizar por Maria Keil, nos espaços que, por força  da ampliação foram alterados. A responsável pelo projeto arquitetónico foi a Arq.ª Ana Nascimento.

No átrio Norte e acessos existentes houve a intenção de manter as paredes em azulejo da autoria de Maria Keil na maior área possível, visando a preservação e valorização do trabalho da artista neste espaço público.

Na zona ampliada, a sul, a intervenção sobre azulejo de René Bertholo é constituída por 4 painéis colocados lateralmente no cais/átrio a um nível superior, formando volumes ligeiramente salientes das paredes que funcionam como “écrans”.

A intervenção da pintora Lourdes de Castro é constituída por 3 áreas localizadas ao nível do átrio norte e nos dois cais a sul,  onde serão projetadas sombras dos próprios passageiros, resultando numa obra interativa, onde os mesmos funcionam como parte integrante e figuras de eleição.

Arquitetura

Falcão e Cunha, 1972
Ana Nascimento, 2006

Arte

Maria Keil, 1972
Lourdes de Castro, 2006
René Bertholo, 2006