Arte
Saldanha
Estação Aeroporto: de 18 a 22 de Outubro o Espaço informação encontra-se aberto das 08:30h às 14:00h.

Saldanha

A Intervenção plástica evoca o trabalho de Almada Negreiros, e ficou a cargo do seu filho Arqt.º José Almada Negreiros, centrando-se na sua obra literária (manifestos, poemas, romances e teatro) e na sua obra plástica como desenhos e pinturas de grande dimensão.

Para transmitir a ideia de uma personagem portadora de uma enorme sabedoria, tendo em consideração a intensidade com que desenvolvia os seus trabalhos e se entregava aos seus ideais, José Almada Negreiros criou imagens de grande impacto e de alto contraste que são visualizadas a vários metros de distância.
Excertos de obras e de desenhos, gravadas de forma indelével nas paredes, poderão ser encontrados onde o sentido da leitura coincide com o percurso dos passageiros. Traçados geométricos nos rodapés, tetos e paredes, mantendo a linha horizontal, importante para o observador em andamento, e libertando a parte central mais alta do cais foram, também, elementos selecionados pelo filho e que contribuem, sem dúvida, para o aspeto plástico geral simples, claro, mas austero que a estação emana.

Arquitetura

Paulo Brito da Silva, 2009

Arte

Almada Negreiros, com transposição por Arq.º José Almada Negreiros