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Perguntas frequentes
Pormenor de uma cliente, que está de auscultadores, no interior de uma carruagem.
Estação Avenida: Acesso às Ruas de Sta. Marta e de São José (junto ao Teatro Tivoli) encerrado para trabalhos de conservação e reabilitação.
28 de março (5ª feira): Centro de Atendimento encerra às 14h e o Posto de cobrança de coimas encerra às 12h30 devido a tolerância de ponto.
Estação Saldanha I (linha Amarela): acesso nascente do átrio sul encerrado, devido a trabalhos.

Perguntas Frequentes

Todas as perguntas e respostas sobre como viajar no Metropolitano de Lisboa.
Clique nos separadores para obter resposta às suas questões.
Caso mantenha alguma dúvida relacionada com o serviço do Metro, dispõe ao fundo desta página um formulário neste site para o envio de pedidos de informação.
Poderá ainda contactar o Centro de Atendimento para uma reposta personalizada e mais imediata.

 

Qual o horário de funcionamento do Metro

Em condições normais de exploração, o Metro está aberto todos os dias, incluindo fins de semana e feriados, no período das 06h30 às 01h (hora a que parte o último comboio das estações terminais de cada linha).

O que preciso para viajar no Metro?

Para andar no Metro preciso de ter um cartão eletrónico válido (navegante® personalizado ou ocasional) carregado com título de transporte válido, ou um cartão bancário contactless.

Até que idade as crianças podem andar gratuitamente no Metro?

As crianças até aos 3 anos de idade podem utilizar o Metro gratuitamente, desde que devidamente acompanhadas por um adulto com título de transporte válido.

As crianças entre os 4 e os 18 anos, desde que titulares do cartão navegante® personalizado (perfil criança ou sub18) também podem viajar gratuitamente no metro.

Que cartões existem para viajar no Metro?

O Metro dispõe de títulos de transporte compatíveis com três tipos de cartões:

Que títulos de transporte existem para andar no Metro?

O Metro dispõe de títulos de transporte adequados  ao tipo de frequência de utilização: ocasional ou frequente.
Consulte o tarifário.

O que é o cartão navegante® ocasional?

O cartão navegante® ocasional é um cartão eletrónico, que funciona por aproximação aos validadores sem contacto. Destina-se essencialmente a clientes que utilizam o Metro com pouca frequência (clientes ocasionais).

Quanto custa o navegante® ocasional?

O cartão navegante® ocasional custa 0,50€ e pode ser utilizado durante um ano para carregamentos.

O cartão navegante® ocasional pode ser utilizado por mais de uma pessoa?

Não. O cartão navegante® ocasional só pode ter um utilizador por viagem. A utilização deste cartão na viagem por várias pessoas, em simultâneo, é considerada uma infração, sujeita a aplicação de coima. Cada pessoa deve ser portadora de um cartão válido.

Que títulos de transporte posso carregar no navegante® ocasional?

  • Bilhete viagem Carris/Metro;
  • Bilhete diário (24h) Carris/Metro;
  • Bilhete diário (24h);
  • Carris/Metro/Transtejo (Cacilhas);
  • Bilhete diário (24h);
  • Carris/Metro/CP;
  • Viagem zapping em todos os operadores aderentes.

Onde posso comprar no Metro o cartão navegante® ocasional?

No Metro, o cartão navegante® ocasional está disponível para compra e carregamento nas máquinas de venda automática e nos postos de venda. Guarde sempre o comprovativo de carregamento do seu título de transporte e traga-o sempre junto ao cartão. Poderá necessitar dele em caso de troca ou avaria do cartão.

O que é o cartão navegante® personalizado?

É um cartão eletrónico que permite o carregamento de passes e zapping para uso frequente dos transportes na região de Lisboa.
Para mais informações sobre este cartão consulte a página Cartão navegante® personalizado disponível aqui.

O que é o passe navegante®?

É um passe que possibilita uma mobilidade plena em toda a Área Metropolitana de Lisboa ou nos vários Municípios da AML.

Quais são as modalidades do navegante®?

O passe navegante® e está disponível nas seguintes modalidades:

  • O passe navegante® Metropolitano vai permitir utilizar todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa. Terá um preço de 40 euros e uma validade mensal, isto é, do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido. Quem optar pelo Navegante Metropolitano poderá ir, por exemplo, de Setúbal até Mafra, utilizando qualquer operador do serviço público de transporte de passageiros com um único passe.
  • O passe navegante® é válido para qualquer deslocação, em todos os serviços de transporte público regular de passageiros dentro de 1 dos 18 municípios que constituem a área metropolitana de Lisboa. Este passe terá um preço de 30 euros e uma validade mensal, isto é, do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido.

Qual a diferença entre um passe mensal e 30 dias?

Os passes mensais são de mês fixo. Estão à venda até ao dia 25 de cada mês e são válidos para o mês em questão. Podem ser adquiridos a partir do dia 26 de cada mês, com início de validade/utilização no dia 1 do mês seguinte.

Os passes 30 dias são títulos cuja validade é contada a partir da data de aquisição do título de transporte ou da data do final do contrato anteriormente carregado, se este ainda estiver em uso. Os passes 30 dias podem ser adquiridos em qualquer data.

É permitido o transporte de animais no Metro?

É permitido o transporte de animais no Metro nas seguintes condições:

  1. Se não for de raça considerada perigosa ou potencialmente perigosa (Cão de fila brasileiro, Dogue Argentino, Pit Bull terrier, Rottweiler, Sataffordshire terrier americano, Staford bull terrier e Tosa inu);
  2. Desde que devidamente acompanhado pelo seu dono ou cuidador e pelo respetivo boletim de vacinas atualizado e licença municipal;
  3. Desde que esteja devidamente açaimado, contido por trela curta de forma a não lhes permitir morder ou causar danos aos restantes clientes do Metro.

Posso transportar a minha bicicleta no Metro?

Sim. É permitido o transporte de bicicletas nos comboios do Metro, no máximo de duas por carruagem e caso não se verifiquem grandes aglomerações de clientes.
Estes condicionalismos não são aplicáveis a bicicletas dobráveis, desde que sejam acauteladas a segurança e comodidade dos outros clientes.

Posso transportar volumes no Metro?

É permitido transportar volumes nos comboios desde que a natureza dos objetos não ponham em causa a segurança e comodidade dos restantes clientes.

Preciso de uma declaração de um atraso no Metro. O que devo fazer?

Deverá enviar um e-mail para atendimento@metrolisboa.pt, fazendo referência ao dia, hora e linha de metro que alegadamente sofreu de atraso.
Nota: as declarações de atraso do Metro apenas podem ser formalizadas pela Empresa em situações de interrupção da circulação superiores a 15 minutos e após a normalização da circulação da linha em causa.

 

Quais são as estações do Metro dotadas de plena acessibilidade?

No Metro as estações que estão dotadas de plena acessibilidade, isto é, que dispõem de elevadores desde a superfície ao cais de embarque, são as indicadas na imagem que se segue.

Imagem do diagrama de rede do metro que indica quais são as estações com acessibilidade

Sou um passageiro com mobilidade reduzida ou portador de deficiência. O que devo fazer para viajar no Metro?

  • Aconselhamos os passageiros com necessidade especiais ao nível da mobilidade a procurar planear antecipadamente a sua viagem, procurando obter informações sobre:
    • Se as estações de origem e destino são dotadas de plena acessibilidade (consultar a imagem na FAQ que antecede);
    • Confirmar se os equipamentos mecânicos da estação de origem e destino se encontram operacionais. Poderá fazê-lo através do Centro de Atendimento;
    • Procurar viajar acompanhado.
    • Caso necessário, procurar assistência na estação junto dos nossos colaboradores.