fbpx

A circulação de comboios na linha Azul foi reposta hoje, dia 01 de outubro, pelas 23h, após uma vistoria do Metro e do LNEC validar as condições técnicas e de segurança necessárias para a reposição da normal circulação naquela linha.

A circulação encontrou-se interrompida entre as estações Laranjeiras e Marquês de Pombal, desde as 14h30 do dia 29 de setembro, na sequência da perfuração da abóbada do túnel entre as estações S. Sebastião e Praça de Espanha. Esta ocorrência teve origem num erro técnico na obra que decorre à superfície da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa.

O Metro, dando cumprimento aos procedimentos internos, mobilizou, de imediato, para o local, a sua equipa técnica e o LNEC, tendo criado, em simultâneo, uma Comissão de Análise para apurar as condições em que se deu o incidente e encontrar uma solução que permitisse uma rápida reposição da circulação nas condições ideais de segurança.

Foi igualmente aberto Inquérito com vista o apuramento dos danos infligidos à superestrutura, infraestrutura e material circulante envolvido, bem como os restantes prejuízos causados, direta e indiretamente, à empresa, pela reposição com a maior brevidade das condições necessárias ao normal funcionamento dos serviços de exploração.

Encontrada uma solução validada pelo LNEC, tiveram início, no dia 29 de setembro, os trabalhos preparatórios com vista à betonagem definitiva de reparação da abóbada do túnel, betonagem que teve início pelas 17h do dia 30 de setembro e concluída pelas 20h desse mesmo dia. Depois de reunidas as devidas condições foi retirada da cofragem provisória do interior do túnel.  Foram, também, realizados os trabalhos de reposição das infraestruturas elétricas, telecomunicações, sinalização ferroviária e reparação dos danos causados na via férrea.

O Metro agradece aos seus clientes a compreensão manifestada durante o período de encerramento temporário do troço da linha Azul em que os trabalhos decorreram.

De ainda destacar a colaboração de todos os trabalhadores do Metro que, com empenho e profissionalismo, trabalharam continuamente para tornar possível a rápida resolução da situação.