O Metro dispõe de dois Pontos navegante© na estação Alameda, que permitem a emissão do cartão navegante© personalizado em poucos minutos.
O Ponto navegante© é um modelo self-service desenvolvido pela TML, que se baseia na leitura do Cartão de Cidadão para o preenchimento automático dos dados e a utilização da foto, permitindo deste modo realizar o pedido de cartão urgente e obtê-lo no momento. Na prática o Ponto navegante© permite a emissão do cartão navegante© personalizado na hora, pelo valor de 12€, o correspondente ao preço de um pedido urgente que demora um dia útil para ser entregue.
O método de funcionamento é simples e intuitivo. Basta introduzir o Cartão de Cidadão na máquina, preencher os dados em falta e aceitar os termos e condições para a emissão e utilização do novo cartão navegante personalizado. Em seguida há que efetuar o pagamento, através de cartão de débito e, em poucos minutos, o cartão é impresso, podendo ser usado de imediato.
O pagamento é feito obrigatoriamente através de cartão de débito (multibanco), a fatura remete diretamente para o Portal das Finanças e pode ser impressa na hora caso o cliente assim o deseje.
Com a disponibilização desde novo serviço o Metro garante ao cliente mais uma alternativa para a aquisição do cartão navegante personalizado, além das já existentes – postos cartão normal e urgente- contribuindo desta forma para uma significativa melhoria dos serviços e ganho de tempo: em poucos minutos o cliente obtém o seu cartão navegante personalizado sem ter de preencher formulários ou tirar fotografia.
Agora já pode requisitar o cartão navegante personalizado em minutos e sem burocracias:
- Não necessita preencher formulário;
- Não necessita tirar foto;
- Não necessita de esperar dias pela produção do cartão;
- Serviço disponível para os perfis: normal, criança e 3ªidade.
Onde?
Estação Alameda (junto ao Espaço Bebé).
O que necessita
- Cartão de Cidadão *;
- Cartão bancário (de débito).
Procedimentos:
- Introduza na primeira ranhura o seu cartão de cidadão;
- Confirme ou preencha os dados em falta. Se pretende fatura eletrónica, preencha o campo “e-mail”;
- Aceite os termos e condições de emissão e de utilização do cartão;
- Realize o pagamento com cartão bancário (não são aceites pagamentos com dinheiro);
- Aguarde um momento para ter o seu cartão navegante personalizado.
O cartão está pronto a ser utilizado.
Dirija-se a uma máquina automática ou posto de venda para carregar o seu título de viagem.
Em caso de dúvida ou dificuldade, interrompa o processo e peça apoio a um agente do Metro na estação.
* Por questões técnicas os kiosks VIVA apenas aceitam cartões de cidadão dentro da data de validade que consta no cartão.

