fbpx

No âmbito das medidas adotadas no combate à COVID-19 o Metropolitano de Lisboa tem desenvolvido um conjunto de ações que visam a verificação das boas práticas nos procedimentos adotados, sendo que, por forma a garantir isenção face aos resultados obtidos, foi estabelecida uma parceria com a SGS para proceder à referida verificação. No seguimento destas auditorias independentes o Metro viu reconhecida a eficácia da higienização e da limpeza das suas estações e do material circulante, tendo, consequentemente obtido o selo “Viaje com confiança”, desde julho de 2020.

Nesse âmbito, e para além de toda a verificação de procedimentos, nomeadamente da adequação dos nossos procedimentos com as diretrizes da DGS (Direção Geral de Saúde), ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho) e outras autoridades competentes, são feitos testes microbiológicos (ATP) aos pontos de contato mais frequentes dos nossos clientes, como sejam os varões ou pegas dos comboios, máquinas de venda de títulos, corrimões das escadas ou botoneiras dos elevadores.

Os testes microbiológicos permitem verificar se os procedimentos de limpeza e produtos utilizados são eficazes, garantindo a limpeza e desinfeção das superfícies em causa.

Desde julho que a SGS procede à verificação das boas práticas quer no interior dos comboios quer ao nível das estações, com especial incidência nos pontos de maior contato por parte dos clientes, já referidos anteriormente.

No primeiro mês os resultados tinham sido de 95,7% nas estações e de 96,7% no material circulante pelo que foram implementadas medidas de reforço da limpeza que se vieram a traduzir no valor referido de 100% nos meses posteriores.

Entre os meses de agosto a novembro os resultados da campanha demonstraram que em 100% dos testes, o resultado foi inferior ao valor limite de 1,9 pg ATP/cm2, o que significa que a superfície avaliada está dentro dos parâmetros considerados normais.

Na verificação do mês de dezembro, os resultados da campanha demonstraram que 100% dos resultados ATP no material circulante e 98% nas estações foram inferiores ao limiar de 1,9 pg ATP/cm2 aplicado pela SGS como indicador de que as respetivas superfícies foram efetivamente limpas e desinfetadas.

Esta verificação permite ao Metro uma melhor monitorização e gestão dos seus meios e recursos com vista à obtenção de resultados de higienização positivos garantindo aos clientes uma utilização segura e de confiança.