fbpx

O Metropolitano de Lisboa, em colaboração com as Câmaras Municipais de Lisboa, Amadora e Odivelas no âmbito do cumprimento do plano de contingência para as pessoas em situação de sem-abrigo, vai disponibilizar algumas das suas estações, no período noturno, de modo a permitir o acolhimento, durante a vaga de frio anunciada pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).

A partir do dia 24, próxima terça-feira, e por um período de 10 dias, serão criadas as condições básicas, para permitir a pernoita de pessoas sem abrigo, de acordo com as regras de higiene e de segurança impostas pela DGS, disponibilizando o acesso às instalações sanitárias e a limpeza dos espaços.

As estações que se encontram abertas a partir da madrugada de 24 de janeiro serão:

  • Santa Apolónia (norte, passeio junto edifício estação);
  • Oriente (entrada pelo portão lado Tejo/centro comercial);
  • Rossio (entrada pelo portão da Praça da Figueira, junto ao Rossio);
  • Reboleira (entrada junto às antigas instalações da Sorefame);
  • Odivelas (entrada junto à rampa de  acesso à estação) .

O Metropolitano de Lisboa vai, ainda, distribuir gorros e mantas reciclados a partir de peças do antigo vestuário de trabalho da Empresa, que foi renovado em 2022.

Conforme tem sido habitual, no que respeita ao Plano de Contingência da Câmara Municipal de Lisboa, no Pavilhão Municipal Manuel Castel Branco funcionará o Dispositivo Integrado de Apoio às Pessoas em Situação Sem-Abrigo (DIAPSSA), onde serão servidas refeições quentes, alimentos e agasalhos.