fbpx

O Metropolitano de Lisboa atingiu a neutralidade carbónica das suas operações, um marco de elevada importância tendo em consideração os objetivos de desenvolvimento sustentável da empresa.

Por ocasião deste marco, e com o objetivo de informar e captar clientes, desenvolvemos uma campanha que explica todas as ações que levaram a que o Metropolitano se tornasse neutro em carbono das suas operações.

  1. Iluminação LED – O Metropolitano de Lisboa possui 57% de estações integralmente iluminadas a LED.
  2. Energia proveniente de fontes renováveis – O Metropolitano de Lisboa utiliza fontes de energia renováveis em todas as suas operações.
  3. Escadas rolantes inteligentes – As escadas rolantes possuem um sistema de ligação automático que reduz, em média, 30% da energia utilizada.
  4. Plantação de árvores – Plantação de 1875 árvores na Mata Nacional de Leiria, correspondendo a uma compensação anual estimada em 854 toneladas de CO2.
  5. Ventilação adequada à qualidade do ar – A qualidade do ar é monitorizada em permanência nas estações, garantindo uma boa qualidade do ar.

As emissões das operações do Metropolitano de Lisboa (âmbito 1 e 2) foram validadas pela Quercus que confirmou que os valores de emissões diretas de GEE eram inferiores ao sequestro de carbono obtido pela ação de reflorestação.

O Metropolitano de Lisboa reforça assim a contribuição para a descarbonização da economia e melhoria da mobilidade sustentável na Área Metropolitana de Lisboa.