A partir do dia 22 de Julho inicia-se o processo de adesão ao passe Navegante Família, sendo que a sua venda, à semelhança dos restantes passes, apenas se efetua a partir do dia 26.

No Metro, todo o processo relacionado com o passe Navegante Família é tratado nos Espaços Navegante. Designadamente:

  • Levantamento e entrega do requerimento (formulário), devidamente preenchido e acompanhado de toda a documentação necessária;
  • Compra e carregamento dos Passes Família a partir de dia 26 de julho.

O passe Navegante Família tem as mesmas características que os passes Navegante (Metropolitano ou Municipal) e permite que cada família pague no máximo o valor equivalente a dois passes Navegante.

O Navegante Família é exclusivo para agregados com domicílio fiscal num dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa e tem validade mensal, isto é, do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido.

Para usufruir do Navegante Família é necessário que todos os membros do agregado familiar (requerente responsável e os outros beneficiários) sejam titulares do cartão Lisboa VIVA (cartão rígido, personalizado e com foto) e tenham a mesma morada fiscal.

Após a entrega do requerimento de acesso a ativação do Navegante Família pode demorar até 10 dias.