fbpx

Contactless e siga viagem.
Pague diretamente no validador.

 

Metro e Visa juntaram-se hoje na estação Alameda para apresentar solução tecnológica Contactless que possibilitará, a curto prazo, o pagamento de viagens diretamente nos validadores. Para além da Visa, este projeto inovador da área do ticketing conta com a colaboração da INDRA, Cybersource, Littlepay  e Unicre.

Com o sistema Contactless, os clientes do Metro de Lisboa não precisam mais inserir o cartão em terminais ou digitar códigos para pagar as suas viagens. Basta aproximar o cartão do validador e o pagamento será efetuado automaticamente (preço normal de viagem: €1,65). Esta tecnologia, além de oferecer uma experiência rápida, segura e sem complicações, facilita o fluxo de clientes nas estações e dispensa a compra de viagens nas máquina automáticas de venda do Metro.

Trata-se de uma modalidade de pagamentos de títulos que não envolve transações em numerário, nem perda de tempo para adquirir o bilhete ou carregar o cartão Viva Viagem. Com esta nova funcionalidade, de implementação progressiva, o Metropolitano de Lisboa está a contribuir para a melhoria da mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa e para a descarbonização e sustentabilidade ambiental, pois ao realizar o pagamento de forma totalmente eletrónica consegue-se, também, reduzir substancialmente a utilização de papel. O Metropolitano de Lisboa é o único operador da cidade em que esta nova tecnologia se encontra implementada em toda a rede e passa a posicionar-se como um dos operadores mais avançados à escala global em termos de serviço público oferecido

Vitor Domingues dos Santos

Presidente do Conselho de Administração , Metropolitano de Lisboa

Com o lançamento do pagamento direto e contactless nos canais de acesso à linha, o Metro de Lisboa inaugura uma nova forma de usufruir deste transporte, mais simples, mais fácil, mais segura e mais conveniente, tanto para aqueles que trabalham e vivem na cidade, como para as pessoas que a visitam. Os pagamentos eletrónicos tornam os transportes públicos mais eficientes e atrativos, mas também contribuem para uma cidade mais amiga do ambiente. O responsável da Visa em Portugal refere o papel fundamental da Cybersource, “uma solução Visa, que tem sido fundamental para dar vida a este projeto. Muito teve que acontecer nos bastidores para que fosse possível implementar no Metro de Lisboa uma tecnologia que permita pagamentos contactless em toda a sua rede

Gonçalo Santos Lopes

Country Manager , Visa Portugal

O Metro de Lisboa está empenhado em acompanhar as tendências tecnológicas e em oferecer serviços de qualidade aos seus utilizadores. O sistema Contactless que está a ser implementado na rede do Metro é mais um passo nessa direção, trazendo maior comodidade e contribuindo para a melhoria significativa da mobilidade na Área Metropolita de Lisboa. Com este projeto, Lisboa junta-se às mais de 100 áreas urbanas europeias que, graças à colaboração da Visa com autoridades locais e regionais, têm atualmente pagamentos digitais nos transportes públicos.