A concretização do plano de expansão da rede do Metropolitano de Lisboa para o prolongamento das linhas Amarela e Verde, Rato/Cais do Sodré, vai entrar numa fase decisiva, o que determina alguns constrangimentos na circulação dos comboios em parte dessas duas linhas.
Durante este período, o Metropolitano de Lisboa vai efetuar um conjunto de intervenções que permitirão a integração dos dois novos viadutos construídos no Campo Grande com os viadutos já existentes, para ligação da linha Verde à Amarela, na estação Campo Grande. Concluídas estas intervenções, será retomada a normal circulação nas linhas Amarela e Verde no dia 08 de julho de 2023.
A concretização destes trabalhos, pela sua natureza e complexidade, não é compatível com a circulação dos comboios e o funcionamento do serviço de transporte, obrigando à realização de um conjunto de interrupções de circulação temporárias e em partes das linhas Amarela e Verde.
15 a 26 de abril – Circulação interrompida entre Telheiras e Alvalade
De 15 a 26 de abril (sábado a quarta-feira), devido à realização de trabalhos de infraestrutura e equipamentos, a circulação de comboios estará interrompida, na linha Verde, entre as estações Telheiras e Alvalade.
A estação Telheiras estará encerrada e a circulação de comboios na linha Verde será realizada apenas no troço Alvalade – Cais do Sodré.
A estação Campo Grande da linha Amarela manterá o seu normal serviço de funcionamento e de circulação de comboios.
A circulação de comboios no dia 14 de abril (6ª-feira) será realizada normalmente até ao fecho da rede, retomando-se a normalidade do serviço em toda a linha Verde no dia 27 de abril (5ª feira).
Durante o período da intervenção, o átrio Sul da estação Alvalade passa a encerrar à 01h00 (em vez de encerrar às 21h30).
Até à reposição da normal circulação no troço da linha Verde iremos reforçar a oferta de comboios nas horas de ponta.
Durante este período também sugerimos a utilização das seguintes carreiras da Carris, no eixo Telheiras – Campo Grande – Alvalade:
- 767 – Campo Mártires Pátria – Reboleira (Metro)
- 747 – Campo Grande (Metro) – Pontinha (Metro)
- 778 – Campo Grande (Metro) – Colégio Militar (Metro)
- 717 – Pç. Chile – Fetais
- 735 – Cais Sodré – Hospital Santa Maria
O serviço da CP – Comboios de Portugal também poderá constituir uma opção de transporte através da estação Roma-Areeiro, para ligação às várias linhas do Metro:
- Linha Amarela – Estação Entre Campos
- Linha Azul – Estação Jardim Zoológico
- Linha Vermelha – Estação Oriente
O serviço da Fertagus também poderá constituir uma opção de transporte através da estação Roma-Areeiro, para as seguintes ligações:
- Linha Amarela – Estação Entre Campos
- Linha Azul – Estação Jardim Zoológico
Informação sobre os trabalhos em curso:
O que motiva a intervenção:
Estes trabalhos irão permitir a preparação para a deslocação do cais de embarque da estação Campo Grande e a ligação da linha Verde ao troço Campo Grande – Rato (atualmente integrado na linha Amarela), no âmbito da futura linha Circular.
Em que consiste?
- Substituição dos aparelhos de mudança de via no acesso ao Ramal do Parque Material Oficinal de Calvanas (PMOII);
- Montagem das peças em betão armado pré-fabricadas para a extensão dos cais a nascente;
- Primeira fase da instalação da cobertura metálica sob a extensão do Cais a Nascente, da estação Campo Grande;
- Desvio e substituição da coluna seca no troço Campo Grande /Alvalade.
29 de abril a 1 de maio – Circulação interrompida entre Campo Grande e Rato
Entre os dias 29 de abril e 1 de maio (sábado a segunda-feira), devido à execução de trabalhos do sistema de sinalização ferroviária, a circulação de comboios na linha Amarela estará interrompida entre as estações Campo Grande e Rato.
Durante este período estarão encerradas as seguintes estações: Cidade Universitária, Entre Campos, Campo Pequeno, Saldanha I (linha Amarela), Picoas, Marquês de Pombal II (linha Amarela) e Rato.
A circulação de comboios na linha Amarela será realizada apenas no troço Odivelas – Campo Grande.
As estações Campo Grande (linhas Amarela e Verde), Saldanha II (linha Vermelha) e Marquês de Pombal I (linha Azul) estarão em funcionamento das 06h30 às 01h, com os seguintes alterações:
– Campo Grande
As estações terão todos os acessos abertos, bem como os serviços de atendimento – postos de venda, cartões urgentes e Espaço Cliente. A área comercial também estará aberta.
Não haverá acesso à linha Amarela no sentido Rato.
– Saldanha
Os acessos à estação Saldanha I (linha Amarela), bem comos os acessos de ligação à estação Saldanha II (linha Vermelha) estarão encerrados.
– Marquês de Pombal I (linha Amarela) e II (linha Azul)
As estações estão abertas e com todos os acessos ao exterior em funcionamento.
Encerradas as linhas de controlo que dão acesso à linha Amarela, bem como o acesso aos tapetes rolantes de ligação entre as duas estações.
Em funcionamento os serviços de atendimento – posto de venda, cartões urgentes e Espaço Cliente. A área comercial também estará aberta.
A circulação de comboios no dia 28 de abril (6ª-feira) será realizada normalmente até ao fecho da rede, retomando-se a normalidade do serviço em toda a linha Verde no dia 1 de maio (2ª feira).
Durante o período desta interrupção, sugerimos a utilização das seguintes carreiras da Carris:
- 738 – Estrada Luz – Alto Sto Amaro
- 701 – Campo Grande (Metro) – Campo Ourique
- 727 – Estação Roma-Areeiro – Restelo
Informação sobre os trabalhos em curso:
O que motiva a intervenção:
Criação de uma zona de manobras que permita a inversão de comboios na estação Cidade Universitária (substituindo a zona de manobras de Campo Pequeno), criando melhores condições de operacionalidade.
Em que consiste?
Colocação em serviço dos sistemas de sinalização ferroviária de controlo de comboios na nova zona de manobras, designadamente sinais, motorização do aparelho de via e respetiva alteração dos sistemas de supervisão e controlo centralizado de tráfego da linha Amarela.
Porque é preciso interromper a circulação entre Campo Grande e Rato?
Os trabalhos a realizar implicam uma intervenção no sistema de sinalização deste troço da rede que não é compatível com a manutenção em funcionamento do serviço de transporte.
Esta intervenção é indispensável para permitir a operação da linha Amarela entre a estação Cidade Universitária e Rato (inclusive) durante a intervenção de 2 de maio a 7 de julho, minimizando o impacto dessa intervenção e garantindo a correspondência de passageiros entre o modo metro e os comboios suburbanos, na estação Entrecampos, e a ligação ao Campus Universitário, ao Hospital de Santa Maria e demais área de influência da estação Cidade Universitária.
2 de maio a 7 de julho - Circulação Interrompida entre Telheiras e Campo Grande e entre Campo Grande e Cidade Universitária
De 2 de maio a 7 de julho devido à realização de trabalhos na via-férrea, a circulação de comboios estará interrompida, na linha Verde, entre as estações Telheiras e Campo Grande e na linha Amarela, entre Campo Grande e Cidade Universitária.
Durante este período a estação Telheiras estará encerrada.
Estes trabalhos irão permitir a ligação dos novos viadutos à infraestrutura existente.
As estações Campo Grande (linhas Amarela e Verde) e Cidade Universitária (linha Amarela) mantêm-se em funcionamento das 06h30 às 01h.
A circulação de comboios no dia 1 de maio (2ª-feira) será realizada normalmente até ao fecho da rede, retomando-se a normalidade do serviço em toda a linha Verde e Amarela no dia 8 de julho (sábado).
Na linha Amarela no sentido Odivelas – Campo Grande a circulação será realizada apenas com 3 carruagens em ambos os sentidos.
Na linha Verde no sentido Campo Grande – Cais do Sodré a circulação será realizada apenas com 3 carruagens numa fase inicial e em ambos os sentidos.
Até à reposição da normal circulação no troço da linha Verde e Amarela iremos reforçar a oferta nas horas de ponta.
Durante o período da intervenção, o átrio Sul da estação Alvalade passa a encerrar à 01h00 (em vez de encerrar às 21h30).
Durante este período também sugerimos a utilização das seguintes carreiras da Carris:
No eixo Telheiras – Campo Grande:
- 767 – Campo Mártires Pátria – Reboleira (Metro) – serviço diurno e noturno;
- 747 – Campo Grande (Metro) – Pontinha (Metro) – serviço diurno e noturno;
- 43B – Paço Lumiar / circulação Campo Grande (Metro) – Lumiar – serviço diurno;
- 44B – Paço Lumiar / circulação Lumiar – Campo Grande (Metro) – serviço diurno;
- 778 – Campo Grande (Metro) – Colégio Militar (Metro) – serviço diurno.
No eixo Cidade Universitária – Jardim do Campo Grande (Av. do Brasil):
- 738 – Estrada Luz – Alto Sto – serviço diurno;
- 735 – Cais Sodré – Hosp. Sta. Maria – serviço diurno;
- 731 – Av. José Malhoa – Moscavide Centro – serviço diurno;
- 755 – Poço Bispo – Sete Rios – serviço diurno e noturno.
Na ligação Campo Grande (Metro) – Jardim do Campo Grande (Av. do Brasil):
- 701 (Campo Grande Metro – Campo de Ourique)- serviço diurno;
- 736 (Cais Sodré – Odivelas) – serviço diurno e noturno;
- 717 – Pç. Chile – Fetais – serviço diurno e noturno.
Consulte o site da Carris para conhecer em detalhe o percurso e horário de funcionamento das carreiras indicadas.
O serviço da CP – Comboios de Portugal também poderá constituir uma opção de transporte através da estação Roma-Areeiro, para ligação às várias linhas do Metro:
- Linha Amarela – Estação Entre Campos
- Linha Azul – Estação Jardim Zoológico
- Linha Vermelha – Estação Oriente
- Linha Verde – Areeiro
O serviço da Fertagus também poderá constituir uma opção de transporte através da estação Roma-Areeiro, para as seguintes ligações:
- Linha Amarela – Estação Entre Campos
- Linha Azul – Estação Jardim Zoológico
- Linha Verde – Areeiro
Informação sobre os trabalhos em curso:
O que motiva a intervenção:
Integração dos novos viadutos executados a poente da atual estação Campo Grande à infraestrutura existente, permitindo a futura entrada em exploração da linha Circular.
Em que consiste?
- Ligação das duas novas estruturas em viadutos;
- Implementação de novos aparelhos de mudança de via, possibilitando a nova ligação entre as estações Campo Grande (linha Verde) e Cidade Universitária;
- Implementação de novos aparelhos de mudança de via, possibilitando a nova ligação entre as estações Campo Grande (linha Amarela) e Telheiras.
Para mitigar os impactos causados durante estes períodos o Metropolitano de Lisboa aumentará a frequência de comboios na linha Verde, de forma a diminuir o tempo de espera nesta linha, articulando com outros operadores de transporte o reforço das suas carreiras.
A linha Circular será uma realidade no final de 2024 e constitui-se como um projeto estruturante para a cidade de Lisboa e para a melhoria das acessibilidades e das conetividades, uma vez que a rede prevista possibilita o desenvolvimento de uma nova circularidade interna, materializando uma plataforma de distribuição de elevada frequência e conectando, de forma mais eficiente, os serviços metropolitanos.
Este projeto, associado aos demais previstos no Plano de Expansão e Modernização da rede do Metropolitano de Lisboa (prolongamento da linha Vermelha São Sebastião/Alcântara, construção da linha de Metro Ligeiro de Superfície Loures/Odivelas, novo sistema de sinalização ferroviária CBTC e aquisição de nova frota de material circulante) reorganizará a mobilidade metropolitana, com um efetivo aumento do número de utilizadores do transporte público e uma diminuição de utilização de transporte individual, com ganhos ambientais significativos e o aumento da qualidade do serviço que o Metropolitano de Lisboa presta aos seus clientes.
Transporte público moderno e ainda mais eficiente, combate ao congestionamento automóvel, incentivo a formas de mobilidade sustentáveis, redução de emissões de CO2 e melhoria da qualidade de vida são os benefícios que o Metropolitano de Lisboa continuará a oferecer a quem vive, trabalha, e visita a cidade de Lisboa.
Acompanhe aqui o Plano de Expansão e Modernização da rede do Metropolitano de Lisboa.
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