Perguntas frequentes

Perguntas Frequentes

Todas as perguntas e respostas sobre como viajar no Metropolitano de Lisboa.
Clique nos separadores para obter resposta às suas questões.
Caso mantenha alguma dúvida relacionada com o serviço do Metro, dispõe ao fundo desta página um formulário neste site para o envio de pedidos de informação.
Poderá ainda contactar o Centro de Atendimento para uma reposta personalizada e mais imediata.

 

Qual o horário de funcionamento do Metro

Em condições normais de exploração, o Metro está aberto todos os dias, incluindo fins de semana e feriados, no período das 06h30 às 01h (hora a que parte o último comboio das estações terminais de cada linha).

O que preciso para viajar no Metro?

Para andar no Metro preciso de ter um cartão eletrónico válido carregado com títulos de transporte.

Até que idade as crianças podem andar gratuitamente no Metro?

As crianças até aos 3 anos de idade podem utilizar o Metro gratuitamente, desde que devidamente acompanhadas por um adulto com título de transporte válido.
As crianças dos 4 aos 12 anos de idade, desde que titulares do cartão Lisboa Viva com perfil Criança (o cartão tem inscrito a letra “C”), têm direito ao transporte gratuito no Metro.

 

Que cartões existem para viajar no Metro?

O Metro dispõe de títulos de transporte compatíveis com dois tipos de cartões:

  • Cartão viva viagem que permite o carregamento de títulos ocasionais.
  • Cartão Lisboa viva que permite o carregamento de títulos frequentes.

Que títulos de transporte existem para andar no Metro?

O Metro de Lisboa dispõe de dois tipos de títulos de transporte:

1) Títulos de transporte de uso ocasional (viagens ocasionais), indicados para utilizadores do Metro menos frequentes (ex. bilhete viagem, bilhete diário ou zapping);
2) Títulos de transporte de uso frequente (viagens frequentes), indicado para clientes que utilizem regularmente o Metro (ex.passes Navegante, intermodais ou combinados).

O que é o cartão Viva viagem?

O cartão Viva viagem é um cartão eletrónico, que funciona por aproximação aos validadores sem contato. Destina-se essencialmente a clientes que utilizam o Metro com pouca frequência (clientes ocasionais).
Para mais informações sobre este cartão consulte a página Cartão Viva viagem disponível aqui.

Quanto custa o cartão Viva viagem?

Custa 0.50€ e pode ser utilizado durante um ano para carregamentos.

O cartão viva viagem pode ser utilizado por mais de uma pessoa?

Não. O cartão VIVA viagem só pode ter um utilizador por viagem.
A utilização deste cartão por várias pessoas, em simultâneo, numa viagem é considerada uma infração, sujeita a aplicação de coima.
Cada pessoa deve ser portadora de um cartão válido.

O cartão viva viagem permite o carregamento de vários tipos de títulos de transporte?

Não. O cartão viva viagem apenas permite o carregamento de uma modalidade de título de transporte. Se pretender carregar um título de outro tipo, por exemplo um bilhete de outro operador ou um bilhete diferente, terá de esgotar previamente o carregamento anterior, ou adquirir novo cartão para o efeito.

Onde posso comprar no Metro o cartão viva viagem?

No Metro o cartão viva viagem está disponível para compra nos postos de venda e em todas as máquinas de venda automática.

O que é o cartão Lisboa viva?

É um cartão eletrónico que permite o carregamento de passes e zapping para uso frequente dos transportes na região de Lisboa.
Para mais informações sobre este cartão consulte a página Cartão Lisboa viva disponível aqui.

O que é o passe Navegante?

É um passe que possibilita uma mobilidade plena em toda a cidade de Lisboa, integrando a Carris, Metro e a CP, nos circuitos urbanos de Lisboa.

Quais são as modalidades do Navegante?

O passe Navegante está disponível nas modalidades urbano e rede

1. Navegante urbano permite a utilização do Metro e Carris dentro de Lisboa (coroa L), estando incluída a CP na área de Lisboa com limites:
Linha de Cascais – C.Sodré/ Belém
Linha de Sintra – Rossio / Benfica e Benfica / Moscavide
Linha da Azambuja – Sta. Apolónia/ Moscavide

Linha de Cintura – Alcântara Terra/ Moscavide
Relativamente ao Metro esta modalidade não permite a utilização das Alfornelos, Amadora Este e Reboleira (linha Azul) e Odivelas (linha Amarela).

2. Navegante rede permite a utilização do Metro e Carris em toda a rede (coroas L e 1), estando incluída a CP na área de Lisboa com limites:
Linha de Cascais – C.Sodré/Algés
Linha de Sintra – Amadora/Rossio e Amadora/Bobadela
Linha da Azambuja – Sta. Apolónia/Bobadela
Linha de Cintura – Alcântara Terra/Bobadela

Qual a diferença entre um passe mensal e 30 dias?

Os passes mensais são de mês fixo. Estão à venda até ao dia 20 de cada mês e são válidos para o mês em questão. Podem ser adquiridos a partir do dia 26 de cada mês, com início de validade/utilização no dia 1 do mês seguinte.

Os passes 30 dias são títulos cuja validade é contada a partir da data de aquisição do título de transporte ou da data do final do contrato anteriormente carregado, se este ainda estiver em uso. Os passes 30 dias podem ser adquiridos em qualquer data.

É permitido o transporte de animais no Metro?

É permitido o transporte de animais no Metro nas seguintes condições:
a) Se não for de raça considerada perigosa ou potencialmente perigosa (Cão de fila brasileiro, Dogue Argentino, Pit Bull terrier, Rottweiler, Sataffordshire terrier americano, Staford bull terrier e Tosa inu);
b) Desde que devidamente acompanhado pelo seu dono ou cuidador e pelo respetivo boletim de vacinas atualizado e licença municipal;
c) Desde que esteja devidamente açaimado, contido por trela curta de forma a não lhes permitir morder ou causar danos aos restantes clientes do Metro.

Posso transportar a minha bicicleta no Metro?

Sim. É permitido o transporte de bicicletas nos comboios do Metro, no máximo de duas por carruagem e caso não se verifiquem grandes aglomerações de clientes.
Estes condicionalismos não são aplicáveis a bicicletas dobráveis, desde que sejam acauteladas a segurança e comodidade dos outros clientes.

Posso transportar volumes no Metro?

É permitido transportar volumes nos comboios desde que a natureza dos objetos não ponham em causa a segurança e comodidade dos restantes clientes.

Preciso de uma declaração de um atraso no Metro. O que devo fazer?

Deverá enviar um e-mail para atendimento@metrolisboa.pt, fazendo referência ao dia, hora e linha de metro que alegadamente sofreu de atraso.
Nota: as declarações de atraso do Metro apenas podem ser formalizadas pela Empresa em situações de interrupção da circulação superiores a 15 minutos e após a normalização da circulação da linha em causa.

 

Quais são as estações do Metro dotadas de plena acessibilidade?

No Metro as estações que estão dotadas de plena acessibilidade, isto é, que dispõem de elevadores desde a superfície ao cais de embarque, são as indicadas na imagem que se segue.

Sou um passageiro com mobilidade reduzida ou portador de deficiência. O que devo fazer para viajar no Metro?

Aconselhamos os passageiros com necessidade especiais ao nível da mobilidade a procurar planear antecipadamente a sua viagem, procurando obter informações sobre:
– Se as estações de origem e destino são dotadas de plena acessibilidade (consultar a imagem na FAQ que antecede);
– Confirmar se os equipamentos mecânicos da estação de origem e destino se encontram operacionais. Poderá fazê-lo através do Centro de Atendimento;
– Procurar viajar acompanhado.
– Caso necessário, procurar assistência na estação junto dos nossos colaboradores.